Cidades

Região Norte vai investir mais de €850 milhões em projetos de sustentabilidade

Programa Norte 2030 tem cinco linhas orientadoras, uma delas focada em tornar a região mais verde e hipocarbónica
Texto
Norte 2030 - Braganca (Foto: L. Silva/Unsplash)
Norte 2030 - Braganca (Foto: L. Silva/Unsplash)

A região Norte vai receber 3,4 mil milhões de euros do programa comunitário de apoio Portugal 2030. Este valor destina-se ao desenvolvimento da região e será alocado a cinco eixos de intervenção, sendo um deles focado na sustentabilidade, neutralidade carbónica e transição energética.

A linha orientadora “Norte mais Verde e Hipocarbónico” tem uma dotação prevista de 867,3 milhões de euros e é a mais focada na redução da pegada ambiental.

Este eixo destina-se a promover projetos com foco em energias renováveis e na eficiência energética. Também contempla a redução das emissões de gases com efeito de estufa e a gestão sustentável da água.

Guimarães (Foto: L. Castro/Unsplash)

Promover a economia circular e a adaptação às alterações climáticas, fazer a prevenção dos riscos de catástrofes e reforçar a proteção e a preservação da natureza, a biodiversidade e as infraestruturas verdes são também pontos destacados dentro da linha “Norte mais Verde e Hipocarbónico”.

Dentro do Norte 2030, há ainda outros quatro eixos, “Norte mais Competitivo”, “Norte mais Conectado”, “Norte mais Social” e “Norte mais Próximo dos Cidadãos”, sendo que o primeiro é o que tem o maior valor alocado com 950 milhões de euros.

De acordo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), responsável pela gestão do programa, a avaliação ambiental estratégica do novo programa não antecipa riscos para o ambiente no decorrer da sua implementação.

Financiado por fundos europeus no quadro do Acordo de Parceria do Portugal 2030, o Norte 2030 constitui um dos instrumentos financeiros de apoio à execução das estratégias de desenvolvimento regional e sub-regionais do Norte. Este está em consulta pública até 2030.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias