Cidades

Bragança pioneira em projeto de reciclagem com atribuição de incentivos

Município já instalou no Mercado Municipal de Bragança a primeira máquina que atribui vales com o depósito de embalagens para reciclagem
Texto
Bragança aposta na reciclagem
Bragança aposta na reciclagem

A Câmara Municipal de Bragança deu início a um projeto que tem como objetivo fomentar a reciclagem de embalagens alimentares, através da atribuição de benefícios aos utilizadores.

Em parceria com a Tetra Pack, empresa especializada no processamento e produção de embalagens alimentares, e com a Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste, o município bragantino está a ser pioneiro na implementação de um sistema de depósito e incentivo focado na reciclagem das embalagens de cartão para bebidas (como pacotes de leite ou de sumos), garrafas de plástico e latas de bebidas.

Desde o passado dia 1 de abril que está instalada no Mercado Municipal de Bragança a primeira máquina onde podem ser depositadas as embalagens vazias. Uma ação que tem benefícios associados, já que, por cada embalagem aí colocada, o utilizador recebe um voucher com um valor a variar entre 2 e 5 cêntimos, dependendo do tamanho da mesma.

Os vales atribuídos pela nova máquina de reciclagem podem ser acumulados e utilizados em qualquer uma das lojas aderentes no Mercado Municipal de Bragança.

A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente é, desde há muito tempo, uma das nossas grandes prioridades. Se a esta questão conseguirmos associar a dinamização das lojas do Mercado Municipal, como é o caso deste projeto, temos a certeza de que será um sucesso”, frisou Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, em comunicado.

Enquanto parceiros da iniciativa, a Tetra Pak assume o papel de principal promotora, enquanto que a Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste é responsável pela recolha e encaminhamento para reciclagem dos resíduos depositados na máquina.

(Fotos: Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos