Cidades

Berlim poderá ter zona sem carros do tamanho de Manhattan

Proposta será analisada pelo Senado de Berlim. Caso não seja aprovada, poderá ainda ir a referendo em 2023
Texto
Berlim pode ficar com zona sem carros
Berlim pode ficar com zona sem carros

Começou como uma conversa de amigos e em pouco tempo tornou-se transformou-se numa proposta de lei para limitar o uso de carros em Berlim. O grupo Referendo Berlim sem carros (originalmente Volksentscheid Berlin Autofrei) nasceu com o objetivo de limitar o uso de carros em Berlim e já conseguiu pôr o Senado a analisar a ideia.

Apesar de ter um serviço de transportes públicos considerado de qualidade, com comboios a passar de cinco em cinco minutos e pistas de bicicletas que acompanham os passeios, os automóveis pessoais ainda são muito utilizados para as deslocações do dia a dia.

Para reduzir substancialmente o trânsito, o grupo Referendo Berlim sem carros propõe então que a zona circundada pela linha de comboio circular Ringbahn – que tem uma área superior a Manhattan – passe a ser uma zona sem trânsito. Com isto não quer dizer que nenhum veículo motorizado possa passar. Autorizações especiais seriam dadas a veículos de emergência, carros do lixo, táxis, veículos comerciais e de entregas e a residentes com dificuldades motoras que necessitem de automóvel para se deslocar.

A proposta de lei foi criada com a ajuda de advogados pro-bono e em abril de 2021, o grupo começou a recolher assinaturas para apoiar a campanha. O facto de até agora mais de 50 mil pessoas terem assinado fez com que o Senado de Berlim considerasse a ideia. Em fevereiro, irá ser decidido se a área sem carros fica então estabelecida.

Mesmo que o Senado decida não avançar com a criação da lei, esta ainda pode vir a entrar em vigor. Isto porque, caso o grupo consiga recolher 175 mil assinaturas de apoio, a proposta vai para referendo em 2023, altura em que os cidadãos são chamados às urnas para vetarem ou aprovarem a lei.

(Fotos: Captura e Gilly e F.Wehde/Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente