Não é estranho vermos cidades portuguesas em vários rankings internacionais relacionados com bem-estar, com turismo ou até felicidade. Desta vez, é a capital de Portugal a aparecer entre as 100 melhores marcas de cidade. Lisboa surge em 48.º lugar.
O inaugural Brand Finance City Index avalia 100 cidades no mundo relativamente ao seu city brand, ou seja, à identidade única que conseguem transparecer. Para tal, a Brand Finance, uma consultora de avaliação de marcas, inqueriu 15 mil pessoas de 20 países.
O inquérito abrangia questões sobre a reputação geral das cidades e a consideração pessoal como um lugar para viver, trabalhar localmente, trabalhar remotamente, estudar, reformar-se, visitar ou investir.
Com uma pontuação de 67,5 de 100, Lisboa fica assim em 48.º lugar no ranking geral, mas ocupa o 11.º lugar relativamente às pessoas e valores, o 14.º lugar, no que diz respeito a cultura e património, o 23.º lugar no campo de habitabilidade, e o 37.º em relação à sustentabilidade. É a única cidade portuguesa a ser contemplada.
A contribuir para estas pontuações está a arquitetura cativante e o património cultural, a gastronomia, a atmosfera animada e, claro, o Fado, um dos marcos mais emblemáticos da capital portuguesa.
Quais são as cidade a ocupar o Top10?
No Brand Finance City Index, é a familiaridade com as cidades que mais ajuda na posição alcançada. Por isso, não é de estranhar que Londres, em Inglaterra, surja em primeiro lugar com 84,6 pontos.
O facto de ser vista como uma boa cidade para visitar, com vários pontos emblemáticos, assim como por ter excelentes universidades, como a University College London, a Imperial College London e a London School of Economics, ajudam a alcançar o primeiro lugar. Nem tudo é bom em Londres e a cidade foi considerada a com pior trânsito pela TomTom.
Logo de seguida vem Nova Iorque, nos Estados Unidos, com uma pontuação de 83, considerada por muitos a capital global das finanças e por ser uma excelente cidade para se fazer compras, experimentar restaurantes, aproveitar a vida noturna, ir ao teatro ou visitar variados museus.
A fechar o top 3 vem Paris, em França, a eterna cidade do amor. As atrações, como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e o Moulin Rouge, ajudam a impulsionar a capital francesa para o terceiro lugar no Brand Finance City Index.
O resto do Top 10 - que podes ver na galeria - é ocupado por Los Angeles, nos Estados Unidos, Sydney, na Austrália, Singapura, Tóquio, no Japão, São Francisco, nos Estados Unidos, Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Amesterdão, nos Países Baixos.