Cidades

Las Vegas adere a tecnologia de gémeo digital para se tornar mais sustentável

Tecnologia vai ser alimentada por rede de Internet das Coisas e vai permitir reduzir emissões de CO2 e melhorar infraestruturas locais
Texto
Las Vegas adere a gémeo digital
Las Vegas adere a gémeo digital

A seguir a Nova Iorque, Las Vegas adere à tecnologia de gémeo digital com o objetivo de acelerar a transformação urbana e diminuir as suas emissões de CO2. O projeto vai ser desenvolvido em parceria com a Cityzenith, que irá ceder gratuitamente a tecnologia de gémeo digital SmartWorldOS, e com a empresa de troca de dados Terbine.

Numa primeira fase, o gémeo digital irá representar edifícios, sistemas de transporte e infraestruturas do centro de Las Vegas e servirá para ajudar a melhorar a mobilidade, a qualidade do ar e a gestão de águas. Espera-se também que auxilie no controlo de emissões poluentes dos maiores edifícios.

No entanto, os planos a longo prazo são bem mais ambiciosos e espera-se que a tecnologia passe a incluir informações de provedores comerciais e estaduais. Há também a vontade de a ligar completamente a Las Vegas de forma a ser possível ter acesso a qualquer informação em tempo real, como o que se passa nas ruas ou o estado da rede elétrica.

Descobre como é que os gémeos digitais podem ajudar as cidades

O gémeo digital de Las Vegas, que será alimentado por informação da rede IoT - Internet das Coisas, transmitida por 5G e em tempo real, vai ser apresentado em janeiro, no CES (Consumer Electronic Show).

Esta iniciativa faz parte do programa da Cityzenith Cidade Limpas – Futuro Limpo que cede a plataforma de gémeo digital gratuitamente às grandes cidades do mundo, de forma a auxiliar a transição para espaços urbanos mais limpos e sustentáveis. Nova Iorque foi a primeira cidade a fazer parte do projeto, tendo sido seguida por Las Vegas e Phoenix.

Apesar de ser uma tecnologia recente, há uma certa expectativa no ar de que possa ser o futuro e que se torne tão essencial para as cidades como uma boa rede de canalização ou acessos rápidos. Isto porque, com os gémeos digitais, é possível planear cidades e dar resposta a problemas em tempo real, de uma forma sustentável e que não implica avanços e recuos.

(fotos: Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente