Cidades

Está a nascer em Sines um dos maiores centro de dados da Europa

Primeiro edifício do novo campus de centros de dados chama-se NEST e deverá estar concluído no início de 2023
Texto
Sines 4.0
Sines 4.0

Já arrancou a construção da primeira fase do projeto Sines 4.0, um dos maiores campus de centros de dados da Europa com capacidade até 495 MW e que deverá estar concluído até 2027.

Responsável pelo desenvolvimento do “hyperscaler data center” que ficará localizado na zona industrial e logística de Sines, nos terrenos contíguos à recentemente encerrada Central Termoelétrica a Carvão de Sines, a Start Campus anunciou o início da construção do primeiro edifício do complexo, designado como NEST (New & Emerging Sustainable Technologies).

No total, o campus de centros de dados Sines 4.0 será composto por nove edifícios – o NEST, com uma capacidade total de 15 MW e que ficará concluído no primeiro trimestre de 2023, e mais oitos edifícios com 60 MW de capacidade cada.

Centro de dados (Foto: AP/Mark Lenninhan)

Com um total de 5 mil m2, o primeiro imóvel do complexo será o mais pequeno de todos. Terá disponibilidade para entre um a seis clientes (seis salas de 2,5 MW) e será abastecido por energia verde e refrigeração sustentável.

Estarão também disponíveis serviços de suporte. A sua entrada em funcionamento significará a criação de entre 70 a 100 postos de trabalho diretos, altamente qualificados, essencialmente destinados a engenheiros de telecomunicações, mecânicos e eletrotécnicos.

A construção do NEST representa um investimento de 130 milhões de euros, sendo que o investimento global estimado no campus Sines 4.0 é de 3,5 mil milhões de euros até 2027. No total, a Start Campus prevê a criação de até 1200 postos de trabalho diretos e 8000 indiretos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal