Cidades

Cascais é finalista em nova categoria de inovação dos prémios iCapital 2021

O município do litoral concorre contra duas cidades nórdicas na categoria de Cidade Inovadora em Ascensão na Europa
Texto
Cascais finalista em categoria dos prémios iCapital 2021
Cascais finalista em categoria dos prémios iCapital 2021

Cascais é uma das três cidades finalistas para Cidade Inovadora em Ascensão na Europa, uma nova categoria para municípios de pequena e média dimensão dos prémios Capital Europeia da Inovação (iCapital).

Este ano realiza-se a sétima edição dos prémios iCapital, organizados pelo Conselho Europeu de Inovação, e é a primeira vez que é apresentado uma nova categoria, pensada especificamente para municípios com mais de 50 mil habitantes e menos de 250 mil, que procuram inovar.

Cascais

Houve 39 candidaturas ao prémio de Cidade Inovadora em Ascensão na Europa, sendo que Braga chegou a estar entre os semifinalistas, mas acabou por não passar à última fase. Cascais, Trondheim, na Noruega, e Vantaa, na Finlândia, são as finalistas. Nesta nova categoria, o primeiro lugar receberá um prémio de 500 mil euros, enquanto que o segundo e o terceiro receberão 50 mil euros cada um. 

O vencedor vai ser anunciado durante a cimeira do Conselho Europeu de Inovação, no dia 24 de novembro. Será também nesse dia que se irá conhecer a nova Capital Europeia da Inovação que tem como finalistas Dortmund, na Alemanha, Dublin, na Irlanda, Málaga, em Espanha e Vilnius, na Lituânia. Nesta que é a categoria principal e que foi criada em 2014, o primeiro prémio é de um milhão de euros, enquanto que o segundo e o terceiro são de 100 mil euros cada.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal