Cidades

Lisboa, Porto e Guimarães entre 100 cidades neutras e inteligentes até 2030

Horizonte Europa financia 360 milhões de euros com o objetivo de chegar à neutralidade climática e reduzir emissões de CO2
Texto
Lisboa, Porto e Guimarães selecionadas para a Missão Cidades
Lisboa, Porto e Guimarães selecionadas para a Missão Cidades

A Comissão Europeia divulgou sob forma de comunicado os municípios europeus escolhidos para a “Missão Cidades”. Em Portugal, as três cidades selecionadas foram Lisboa, Porto e Guimarães.

Com um orçamento total de 360 milhões de euros de financiamento por parte do Horizonte Europa para o período 2022-23, esta iniciativa tem como objetivo cimentar projetos de inovação rumo à neutralidade climática até 2030.

Caberá agora à Comissão Europeia convidar as 100 cidades selecionadas a desenvolver contratos de cidades climáticas, que incluirão um plano de neutralidade climática em todos os setores, tais como energia, edifícios, gestão de resíduos e transportes.

Em termos globais, as áreas urbanas consomem mais de 65% da energia mundial e são responsáveis por mais de 70% das emissões de dióxido de carbono. Estas áreas urbanas acolhem 75% do total de cidadãos.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reforça que “a transição verde está a fazer o seu caminho por toda a Europa neste momento (…) Mas há sempre uma necessidade de pioneiros, que se fixam objetivos ainda mais elevados, e estas cidades estão a mostrar-nos o caminho para um futuro mais saudável”.

(Fotos: Carvalho, Castro e Muniz/Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Barco à vela produzido com algas e plástico reciclado inspira o futuro
Comer carne ou ser vegan? Qual a dieta com menos emissões de carbono?
Limitar o aquecimento global a 1,5ºC parece tarefa impossível diz novo estudo