A Comissão Europeia divulgou sob forma de comunicado os municípios europeus escolhidos para a “Missão Cidades”. Em Portugal, as três cidades selecionadas foram Lisboa, Porto e Guimarães.
Com um orçamento total de 360 milhões de euros de financiamento por parte do Horizonte Europa para o período 2022-23, esta iniciativa tem como objetivo cimentar projetos de inovação rumo à neutralidade climática até 2030.
Caberá agora à Comissão Europeia convidar as 100 cidades selecionadas a desenvolver contratos de cidades climáticas, que incluirão um plano de neutralidade climática em todos os setores, tais como energia, edifícios, gestão de resíduos e transportes.
Em termos globais, as áreas urbanas consomem mais de 65% da energia mundial e são responsáveis por mais de 70% das emissões de dióxido de carbono. Estas áreas urbanas acolhem 75% do total de cidadãos.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reforça que “a transição verde está a fazer o seu caminho por toda a Europa neste momento (…) Mas há sempre uma necessidade de pioneiros, que se fixam objetivos ainda mais elevados, e estas cidades estão a mostrar-nos o caminho para um futuro mais saudável”.
(Fotos: Carvalho, Castro e Muniz/Unsplash)