Cidades

Crianças de Loulé vão aprender a andar de bicicleta na escola

Projeto “Bicicleta na Escola” pretende ensinar crianças entre os 3 e os 10 anos a pedalar de forma segura
Texto
Crianças em Loulé vão aprender a andar de bicicleta na escola
Crianças em Loulé vão aprender a andar de bicicleta na escola

As crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do município de Loulé vão aprender a andar de bicicleta na escola, graças ao projeto “Bicicleta na Escola”, financiado no âmbito do projeto europeu “Healthy Cities”. Desta forma, a Autarquia de Loulé espera impulsionar o uso deste meio de transporte não poluente e saudável.

Referindo, em comunicado, que há muitas crianças e jovens que não sabem andar de bicicleta, muitas vezes porque os pais não têm como ensinar os filhos, seja por falta de tempo, espaço ou até por questões de segurança rodoviária, a Câmara Municipal de Loulé explica que o projeto “Bicicletas na Escola” surge para colmatar este problema.

A partir de setembro, altura em que começa o ano letivo 2022/2023, vão ser realizadas ações na escola para crianças entre os 3 e os 10 anos. O objetivo é dotar os mais novos de conhecimentos e capacidades para poderem utilizar bicicletas de forma regular, autónoma e segura. As crianças, além de aprenderem a andar de bicicleta, terão acesso a informação sobre os sinais e as regras de trânsito.

No final do 4.º ano de escolaridade, será entregue aos alunos uma “Carta de Condução” que atesta as competências destes ciclistas.

Esta iniciativa pretende promover a utilização de bicicletas no espaço urbano de forma a reduzir a pegada de carbono e incentivar a adoção de hábitos saudáveis.

Uma vez que é a Comissão Europeia a financiar o projeto, este será monitorizado de forma a que possa ser replicado mais tarde noutros pontos da Europa.

(Fotos: divulgação, Unsplash e Pexels)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos