Cidades

Oakland vai dar 300 dólares para residentes usarem transportes sustentáveis

Programa de mobilidade em Oakland, Califórnia (EUA), foi pensado para incentivar utilização de bicicletas, trotinetes e transportes públicos
Texto
Oakland dá crédito de mobilidade partilhada
Oakland dá crédito de mobilidade partilhada

A cidade de Oakland, na Califórnia, e o seu Departamento de Transportes acabam de iniciar um projeto-piloto que tem o objetivo principal de levar os habitantes da cidade a reduzir a dependência dos automóveis e a utilizar mais os transportes públicos ou serviços partilhados, tais como o aluguer de bicicletas ou trotinetes elétricas.

Para isso, o Departamento de Transportes da cidade (OakDOT), tem previsto um crédito de 300 dólares (264,5 euros) para alguns dos residentes que poderão ser utilizados em meios de transportes sustentáveis.

O primeiro passo incluiu cerca de 500 cartões de débito pré-pagos com 150 dólares de saldo cada (132,3 euros), que foram distribuídos a residentes da cidade e que poderão ser carregados com mais 150 dólares no final deste mês, caso o utilizador responda a um inquérito sobre este projeto.

Todo este projeto está a ser financiado por uma subvenção de 214,3 mil euros da Comissão de Transportes do Condado de Alameda, havendo a possibilidade de o prolongar, caso se obtenha um financiamento a longo prazo.

O programa de mobilidade da cidade de Oakland teve mais de mil pessoas interessadas em participar, tendo sido escolhidas 500 de uma forma aleatória. Caso o investimento surja, os restantes interessados vão continuar em lista de espera e serão contactados para dar continuidade a esta ideia.

A cidade de Oakland não é a primeira a dar início a uma iniciativa deste género, uma vez que a cidade de Pittsburgh também lançou dois projetos inovadores destinados a residentes com baixos rendimentos, permitindo-lhes o acesso a assinaturas mensais de trânsito e a serviços de mobilidade partilhada durante cerca de seis meses.

(Fotos: Unsplash e montagem com imagens Unsplash e Pixabay)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano