As autoridades parisienses acabam de reduzir a velocidade máxima para os 30 km/h na cidade de Paris, com o objetivo de aumentar a segurança, mas também o silêncio de algumas artérias e até as emissões poluentes.
"Esperamos incentivar a utilização de transportes públicos, mas também as viagens de bicicleta ou mesmo a pé, tornando a cidade mais limpa e mais ecológica”, refere David Belliard, responsável da câmara de Paris por transformação de espaços públicos, transportes e mobilidade.
Belliard acrescenta ainda que “esta não é uma medida anti automóvel”, ainda que para todo e qualquer condutor que se tenha de descolar ao centro da cidade, a uma velocidade máxima de 30 km/h, esta medida não vai ser das mais agradáveis, certamente.
A Presidente da Câmara, Anne Hidalgo, já proibiu a utilização de automóveis mais antigos movidos a gasóleo em Paris, já interditou a utilização de qualquer carro junto do rio Sena e prepara-se para reduzir os lugares de estacionamento na cidade, com o objetivo de limitar o tráfego automóvel e estimular a utilização de transportes públicos.
Numa primeira fase, a Câmara Municipal já referiu que as autoridades vão efetuar um maior controlo de velocidade na cidade, com o objetivo de aplicar este novo limite de uma forma rápida e eficaz. E no caso de haver distrações, as multas poderão oscilar entre os 68 e os 135 euros, mas também podem diminuir alguns pontos na carta de condução.
A cidade de Paris não está sozinha nesta decisão de restringir a velocidade aos 30 km/h, uma vez que nas cidades de Bordéus, Estrasburgo e Toulouse também já existem estas limitações.
Em Lisboa já existem algumas vias (como as laterais da Avenida da Liberdade) com limitação de velocidade de 30 km/h, mas, até à data, não são conhecidas intenções de alargar a todo o centro da cidade estes limites.