Numa altura em que o ambiente e a sustentabilidade estão na ordem do dia, o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, apresentou os projetos verdes que estão a ser desenvolvidos na cidade num evento organizado pelo ICLE – Governos Locais pela Sustentabilidade, no âmbito da COP26, em Glasgow.
A intervenção, que aconteceu em formato remoto de modo a reduzir a pegada ecológica, permitiu a Filipe Araújo, também responsável pelos pelouros do Ambiente e Transição Climática e da Inovação e Transição Digital, apresentar as iniciativas da cidade para desenvolver a economia circular e para criar soluções baseadas na natureza. Estes projetos que estão a ser desenvolvidos nasceram sob o mote “Porto, a city inspired by Nature “.
Nos últimos anos, o Porto tem trabalhado para desenvolver uma cidade mais sustentável, com mais espaços verdes e mais natureza. O projeto 5.º Alçado tem criado coberturas verdes em várias zonas da cidade, como o Jardim dos Clérigos ou o metro Trindade e o projeto de expansão da Floresta Nativa tem permitido plantar árvores e arbustos um pouco por toda a cidade. Há também projetos de restauro ecológico e de criação de uma rede de hortas urbanas.
O evento organizado pela ICLE contou com líderes políticos de cidades como Glasgow, na Escócia, Turku, na Finlândia e Maui County, nos Estados Unidos, e focou-se na necessidade de se desenvolver cidades justas, com sistemas económicos que funcionam para todos, de evitar desperdícios de forma a se ter cidades circulares e de se trabalhar em parceria com a natureza e não contra ela.
(Fotos: M. Roskovec e S. Kumar/Unsplash)