Cidades

Porto apresenta medidas de reforço ambiental na COP26

Vice-presidente da Câmara do Porto falou sobre o desenvolvimento da economia circular e as iniciativas para se desenvolverem áreas naturais na cidade
Porto na COP26
Porto na COP26
PUB

Numa altura em que o ambiente e a sustentabilidade estão na ordem do dia, o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, apresentou os projetos verdes que estão a ser desenvolvidos na cidade num evento organizado pelo ICLE – Governos Locais pela Sustentabilidade, no âmbito da COP26, em Glasgow.

A intervenção, que aconteceu em formato remoto de modo a reduzir a pegada ecológica, permitiu a Filipe Araújo, também responsável pelos pelouros do Ambiente e Transição Climática e da Inovação e Transição Digital, apresentar as iniciativas da cidade para desenvolver a economia circular e para criar soluções baseadas na natureza. Estes projetos que estão a ser desenvolvidos nasceram sob o mote “Porto, a city inspired by Nature “.

PUB

Nos últimos anos, o Porto tem trabalhado para desenvolver uma cidade mais sustentável, com mais espaços verdes e mais natureza. O projeto 5.º Alçado tem criado coberturas verdes em várias zonas da cidade, como o Jardim dos Clérigos ou o metro Trindade e o projeto de expansão da Floresta Nativa tem permitido plantar árvores e arbustos um pouco por toda a cidade. Há também projetos de restauro ecológico e de criação de uma rede de hortas urbanas.

PUB
PUB

O evento organizado pela ICLE contou com líderes políticos de cidades como Glasgow, na Escócia, Turku, na Finlândia e Maui County, nos Estados Unidos, e focou-se na necessidade de se desenvolver cidades justas, com sistemas económicos que funcionam para todos, de evitar desperdícios de forma a se ter cidades circulares e de se trabalhar em parceria com a natureza e não contra ela.

(Fotos: M. Roskovec e S. Kumar/Unsplash)

Continuar a ler
Home
Cidades
Novas cidades no mundo fazem disparar investimentos
Mobilidade
Veículo elétrico: Stress ou anti-stress?
Evasão
Sugestão de viagem: os 10 castelos mais visitados