Fantástico

Localizador GPS vulnerável a ciberataques presente em veículos em Portugal

Aparelho instalado em veículos privados, de empresas e governamentais tem falhas que o tornam vulnerável a ataques informáticos
Texto
Localizador GPS vulnerável (Foto: B. Wegner/Unsplash)
Localizador GPS vulnerável (Foto: B. Wegner/Unsplash)

Os localizadores GPS desenvolvidos pela empresa MiCODUS, presentes em 1,5 milhões de veículos em todo o mundo, incluindo Portugal, estão vulneráveis a ataques informáticos. A conclusão é da BitSight, uma empresa americana na área de cibersegurança, que alerta os utilizadores para desativarem o sistema.

É um pequeno aparelho e pode ser muito útil para verificar em tempo real a localização do veículo e a velocidade a que se desloca, ou até para parar o automóvel em caso de roubo. No entanto, o modelo MC720 da MiCODUS tem falhas que permitem que seja acedido por terceiros, o que pode ser um risco para os utilizadores do veículo.

De acordo com a BitSight, o localizador está vulnerável aos mais variados ataques e é possível aceder a informação sobre percursos e localizações, travar o veículo a meio de uma viagem ou bloquear o acesso aos controlos do automóvel.

A investigação levada a cabo pela empresa de cibersegurança concluiu também que os localizadores MiCODUS MC720 estão em veículos governamentais, de emergência e de frotas de grandes empresas dos mais variados setores de atividade, o que representa um enorme risco de segurança.

Apesar de não dizer exatamente que entidades utilizam este localizador nos seus veículos, um mapa partilhado pela BitSight permite concluir que há vários veículos em Portugal com o sistema da MiCODUS.

A empresa pede aos utilizadores para que, até que haja uma solução por parte da MiCODUS, desativem o localizador GPS para evitar qualquer problema relacionado com um ciberataque.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias