Já te perguntaste se é mito ou verdade a ideia de não juntar outras chaves ao porta-chaves onde tens a da ignição do carro? Jake McKenzie, especialista em conteúdo automóvel do site Auto Accessories Garage, garante que não é um mito.
“Muitas chaves no porta-chaves podem danificar os componentes internos sensíveis do cilindro de ignição”, explica. “O cilindro de ignição não foi feito para suportar muito peso. Quando penduramos um porta-chaves pesado na ignição, cada solavanco, curva e vibração vai desgastar lentamente esses componentes internos”, acrescenta, em declarações ao site The Family Handyman.
Esse desgaste pode causar problemas como dificuldade em arrancar o carro ou, em casos mais graves, comprometer a segurança do veículo.
O mesmo site partilha mesmo uma história real que mostra o quão sério isto pode ser: “O meu marido, há alguns anos, tinha dezenas de chaves no porta-chaves. O peso foi tanto que acabou por afetar a ignição ao ponto de ele conseguir tirar a chave enquanto conduzia! Antes disso, o mecânico já o tinha alertado várias vezes sobre o peso excessivo”, contou Lauren Milligan.
Portanto, o problema não está nas chaves em si, mas no peso que colocam na ignição. Não há um número exato que defina o limite, mas a maioria dos especialistas sugere que deves evitar ter mais de cinco ou seis chaves no porta-chaves da ignição.
O ideal? Mantém a chave da ignição num porta-chaves separado e o mais leve possível. Pode parecer um detalhe insignificante, mas pode poupar-te problemas (e despesas!) no futuro.