Fantástico

Esta cerveja alemã é feita com águas residuais tratadas. Curioso?

Projeto mostra como é possível reciclar água e criar um produto de qualidade que pode ser consumido com segurança
Texto
Cerveja (foto: George Cox/Unsplash)
Cerveja (foto: George Cox/Unsplash)

Com períodos de seca longos e frequentes, questões relacionadas com a poupança de água têm sido cada vez mais comuns. Em determinados setores, como na agricultura, usam-se águas residuais tratadas para a rega. Mas parece que estas águas também podem ser consumidas, pelo menos nesta cerveja alemã sim.

A Reuse Brew é uma cerveja alemã, mais concretamente da região da Bavaria, que é feita com água reciclada. O que acontece é que, graças a tecnologia avançada, foi possível limpar águas residuais de forma que pudessem ser usadas nesta bebida.

O projeto, que junta a Xylem, uma empresa de tecnologia de água, os departamentos de Tecnologia de Cervejarias e Bebidas e de Engenharia de Sistemas de Água Urbana da Universidade Técnica de Munique (TUM) e a cidade de Weissenburg, pretende mostrar que é possível criar uma cerveja saborosa com a ajuda de tecnologia de limpeza de águas, promovendo-se assim práticas sustentáveis de água.

A água foi tratada na estação de Weissengurg, que tem tecnologia avançada baseada em vários processos de oxidação, de filtragem e de purificação que removem de forma eficaz químicos e contaminantes, garantindo assim que a cerveja criada tem qualidade.

Esta cerveja não está à venda. No entanto, já foi dada a provar na feira IFAT Munich 2024, focada em gestão de resíduos, água e esgotos, que decorreu em meados do mês de maio desde ano.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP. É aqui que vão estar na semana de 17 a 23 de junho
Hyundai apresenta primeiro camião a hidrogénio com condução autónoma
Segurança rodoviária: 9 peças de roupa a evitar quando se está ao volante