Fantástico

UFC: Atletas também auxiliam no combate às alterações climáticas

Conor McGregor, Dustin Poirier, Manny Pacquiao e Edson Barboza são alguns dos lutadores de UFC com ações de solidariedade e apoio a causas ambientais
Texto
UFC: McGregor, Poirier, Pacquiao e Barboza (Foto: Instagram)
UFC: McGregor, Poirier, Pacquiao e Barboza (Foto: Instagram)

O UFC (Ultimate Fighting Championship), é um Campeonato onde a luta é uma constante e os lutadores/atletas são conhecidos pela força, capacidades de luta e alguns pela excentricidade. Mas o que talvez não saibas é que muitos jogadores de UFC estão comprometidos com o desporto, mas também com as causas ambientais e são também verdadeiros heróis fora dos ringues.

Muitos atletas da elite da UFC apoiam causas humanitárias, recolhem fundos para veteranos de guerra e doam milhares de dólares para vítimas de desastres naturais e alterações climáticas.

Lutadores em ringue, ativistas nas redes sociais

Conhecido como “The Notorious One”, McGregor tem tido mais holofotes ao apoio a causas humanitárias. Mas são conhecidas ações como o contributo de 1 milhão de libras para os trabalhadores do serviço nacional de saúde da Irlanda ou a construção de casas para sem abrigo em Dublin.

Conor McGregor, Khabib Nurmagomedov juntaram-se o ano passado a Max Hooloway em alertas para as alterações climáticas com apelos nas suas contas de Twitter. Desconhece-se o impacto ou sequer se resultou em algum apoio direto a alguma associação, mas a força das palavras em contas de redes socias com mais de 10 milhões de seguidores são, já por si, um forte apoio.

Dustin Poirier, atleta exemplar

Quando se fala no apoio que os lutadores de UFC podem dar a uma causa (e não esquecer o estrondoso impacto que um simples "tweet" de um deles pode ter), o destaque tem de ir para Dustin Poirier, ex-campeão mundial UFC (categoria Lightweight), que tem uma fundação com o nome “The Good Fight” e tenta recolher apoios de outros superatletas (McGregor já doou 500 mil dólares a esta fundação).

Em 2020 auxiliou as vítimas dos violentos tornados que assolaram o estado do Louisiana, e, recentemente foi ainda noticia por ter juntado fundos para a construção de um poço de extração de água, alimentado a energia solar, junto a um orfanato no Uganda.

Manny Pacquiao, também suporta a causa de Poirier

Poirier tem juntado vários lutadores à causa, não apenas McGregor, mas também Manny Pacquiao, como é possível ver no Instagram.

Barboza ajuda população no Brasil

Outro desportista de UFC que tem apoiado ações contra os efeitos das alterações climáticas é o brasileiro Edson Barboza que apoiou com vários milhares de dólares para auxiliar as vítimas das fortes chuvas e inundações que assolaram Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, em 2011.

O lutador brasileiro mostra-se muito ativo nas redes socias e não recusa ajuda a causas que mostram os efeitos das crises climáticas.

UFC não é apenas luta e estes verdadeiros heróis podem demonstra-lo.

 

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias