A Galp tornou-se pioneira em Portugal ao implementar um sistema inovador de carregamento de veículos elétricos que aproveita os postes de iluminação pública existentes. O projeto, que já está em funcionamento em Carcavelos (bairro do Junqueiro) e na antiga Refinaria de Matosinhos, será em breve expandido para outros municípios, informou a empresa em comunicado.
Esta solução visa ampliar a rede de carregamento em ambiente urbano, tornando-a mais acessível e conveniente, especialmente em áreas metropolitanas onde mais de 50% das residências não dispõem de estacionamento ou garagem privativa. Segundo o administrador executivo da Galp, João Diogo Marques da Silva, "esta é uma necessidade premente nos grandes centros urbanos". “Nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, por exemplo, mais de metade dos alojamentos familiares não têm estacionamento ou garagem, o que significa que a resposta de pontos de carregamento terá de ser dada pela rede pública através de soluções como esta”, acrescenta.
A iniciativa apresenta várias vantagens, incluindo a redução do tempo e custo de instalação de novos pontos de carregamento lento, menor necessidade de adições de potência à rede e otimização do espaço nos passeios públicos.
A Galp, que já possui a maior rede de carregamento do país com mais de 5.500 pontos instalados, alcançou em outubro um marco significativo: um milhão de carregamentos na sua rede de mobilidade elétrica, superando em apenas 10 meses o total registado em 2023.