Mobilidade

Da torradeira à eBike: Kia com carregamento elétrico bidirecional

Kia revela novas tecnologias de conexão e carregamento
Texto
Kia aposta no carregamento bidirecional (foto: divulgação)
Kia aposta no carregamento bidirecional (foto: divulgação)

A Kia apresentou um conjunto de tecnologias de conexão e carregamento elétrico inteligentes que pretendem aumentar o alcance e potencialidades do ecossistema de veículos elétricos.

Com o lançamento próximo do SUV topo de gama Kia EV9 a marca coreana prepara-se, por exemplo, para oferecer funcionalidade de carregamento de veículo para rede e carregamento bidirecional, ou seja, a capacidade de o veículo elétrico poder alimentar um eletrodoméstico (como por exemplo uma torradeira ou frigorifico), uma bicicleta elétrica ou até a residência.

O carregamento bidirecional permite que a energia flua em ambos os sentidos, entrando e saindo do veículo consoante as necessidades.

kia - away
Kia EV6 em carregamento num posto Ionity (foto: divulgação)

A ideia é permitir por exemplo que seja possível alimentar aparelhos de 110V/220V com recurso à bateria do automóvel elétrico, ligando apenas o cabo à porta de carregamento. O veículo pode assim alimentar um edifício e a marca refere que um EV9 completamente carregado (com bateria de 99,8 kWh) poderá alimentar uma cas durante 5 a 10 dias.

Em sentido contrário o EV9 pode servir como bateria para armazenar energia obtida por exemplo através de produção fotovoltaica e devolvê-la à rede, como energia limpa, em momentos em que, por exemplo, não exista sol a brilhar.

Mas há mais. A Kia Connect pretende promover uma conexão entre os utilizadores e os serviços da marca por forma a que seja possível ter acesso a atualizações mais rápidas e informações em tempo real, nomeadamente no que respeita a estações de carregamento disponíveis.

Outro serviço será a aplicação Kia Charge que permite utilizar uma rede de carregamento a partir de um único ponto de acesso, que inclui mais de 500 mil pontos de carregamento, em 28 países.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal