Fantástico

Caça-Fantasmas: O Legado traz de volta o lendário Ecto-1

Foi uma das estrelas do filme de 1984, voltou em 1989 e, desde então, o Cadillac de 1959 esteve debaixo de panos. No novo filme vão tirar-lhe o pó e devolvê-lo ao asfalto
Texto

Os filmes dos Caça-Fantasmas fazem parte do imaginário cinematográfico de muita gente. Em algum momento da vida, já todos pusemos os olhos num dos três filmes ou na série de animação. No mínimo, já todos ouvimos a música. Este ano, o novo filme do universo do caçador de fantasmas vai chegar aos cinemas e traz vários elementos dos dois filmes originais dos anos 1980, entre eles, o lendário Ecto-1, o grande aliado na luta contra os visitantes do outro mundo.

O Caça-Fantasmas: O Legado apresenta-nos Callie e os seus dois filhos, Phoebe e Trevor, que, depois de serem despejados da casa onde vivem, veem-se obrigados a ir morar para a quinta que herdaram do avô, em Oklahoma. O avô não era qualquer pessoa. Era Egon Spengles, o antigo caçador de fantasmas. E, quando chegam à quinta, encontram dentro do velho celeiro toda a artilharia de um caçador de fantasmas e, claro, o Ecto-1.

O Cadillac Eldorado de 1959 alterado pela Miller-Meteor para ser uma ambulância foi um dos símbolos mais marcantes das histórias. O papel que tinha na luta contra os fantasmas era preponderante e por isso não é de estranhar que surja no novo filme para ser mais uma vez um aliado.

Quando surgiu em 1986, os estúdios da Sony Pictures adquiriram um Cadillac Eldorado de 1959 alterado pela Miller-Meteor para ser uma ambulância e transformaram-no no Ecto-1.

No filme, a primeira vez que o carro aparece, está em mau estado, a precisar de umas quantas peças novas para se fazer à estrada. E, segundo alguns relatos na internet, a descrição no filme não estava nada longe da realidade. Algumas das cenas em que se vê o Ecto-1 a deitar fumo não são efeitos especiais e o veículo chegou a parar no meio da Ponte de Brooklyn.

Não é de estranhar que depois de ter cumprido o seu papel nos dois primeiros filmes, o Cadillac de 1959 tenha-se reformado e esteja agora a disfrutar dos dias de descanso nos estúdios da Sony Pictures, em Los Angeles.

Por isso, apesar de na teoria o veículo de 2021 ser o mesmo dos filmes de 1986 e 1989 – afinal é a herança de Egon para a filha e os netos – temos um novo Ecto-1 nas mãos (ou na tela de cinema). Mas, pelas imagens que se vêm no trailer, vai ser difícil notar a diferença.

Resta agora saber se o Ecto-1 tem um papel tão marcante no Caça-Fantasmas: O Legado como tinha no Caça-Fantasmas e no Caça-Fantasmas 2.

O filme estreia já no dia 25 de novembro e, para além do novo elenco composto por Carrie Coon, Mckenna Grace e Finn Wolfhard, traz de volta os caça-fantasmas originais, Bill Murray, Dan Aykyroyd e Ernie Hudson.

(Fotos: Sony Pictures/CTMG, Cadillac e Allen Watkin/CC)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos