Mobilidade

Hipercarro elétrico quebra barreira dos 7 minutos em circuito lendário

É o primeiro veículo elétrico da categoria "Electric Super Sports Cars" a alcançar este feito
Texto
Design, conforto e karaoke a bordo: o novo modelo da BYD Dolphin Surf surpreende

O YANGWANG U9 Xtreme, lançado pela divisão desportiva de luxo da BYD, completou o circuito de 20,832 km do lendário Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, em 6 minutos e 59,157 segundos no dia 22 de agosto de 2025, tornando-se assim o primeiro hipercarro elétrico ou veículo elétrico da categoria "Electric Super Sports Cars" a baixar a barreira dos sete minutos.

A vice-presidente executiva da BYD, Stella Li, afirmou que a marca está empenhada em ultrapassar os limites através da tecnologia e que Nürburgring é um desafio tão lendário para carros e pilotos que é natural que os seus engenheiros persigam os seus sonhos neste icónico local, dando os parabéns a toda a equipa por esta conquista fenomenal. O YANGWANG U9 Xtreme provou que não é apenas o carro mais rápido do mundo em linha reta, mas também um veículo com o desempenho e as qualidades dinâmicas necessárias para quebrar recordes de volta num circuito com uma grande variedade de curvas.

Moritz Kranz, um experiente piloto alemão que acumulou quase 10 mil voltas no circuito ultradesafiador de Nordschleife durante a sua carreira em competições GT, foi o condutor do YANGWANG U9 Xtreme neste exigente desafio, referindo que o Nürburgring Nordschleife é a pista mais exigente e que o tempo de volta é uma prova das competências de desenvolvimento da BYD e da YANGWANG, acrescentando que sem um intenso trabalho para equilibrar uma plataforma destinada a veículos elétricos de altas prestações com as difíceis exigências da configuração do chassis, este excelente tempo de volta não teria sido possível.

A carroçaria do modelo assenta na Plataforma de ultra-alta voltagem de 1.200 V, com quatro motores elétricos, cada um apto para 30 000 rpm, e mais de 3.000 cavalos de potência total, resultando numa relação potência/peso de cerca de 1.217 cavalos por tonelada. Partilhando a mesma e⁴ Platform e o sistema inteligente de controlo da carroçaria DiSus-X da versão standard do YANGWANG U9, o YANGWANG U9 Xtreme eleva estas tecnologias para aplicações de pista, introduzindo "body-attitude control" (controlo de atitude da carroçaria) que harmoniza o desempenho da velocidade máxima e tempos de volta.

Para dominar as exigências do traçado do "Green Hell" onde fortes desníveis de elevação e curvas abruptas desafiam os mais fortes, o YANGWANG U9 Xtreme foi equipado com sistema de arrefecimento totalmente redesenhado, travagem com discos carbono/cerâmicos com liga de titânio, e pneus semi-slick GitiSport e·GTR² PRO desenvolvidos em conjunto com a Giti.

A produção ficará limitada a apenas 30 unidades, conferindo-lhe um carácter de exclusividade extrema. O nome "Xtreme" deriva do inglês "extreme", que significa limite/último nível, com o "X" a representar o desconhecido, qualidades que se enquadram perfeitamente na filosofia da YANGWANG, que valoriza o prazer e a satisfação provenientes do ato de exploração e das inovações que surgem deste processo.

Com este feito, o BYD Group, através da submarca YANGWANG, redefine uma vez mais o conceito de hipercarro elétrico sustentável, demonstrando como a tecnologia EV (veículos elétricos) pode ultrapassar limites e oferecer desempenho, segurança e inovação sem compromissos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vai haver cortes de luz no domingo em várias zonas do país: eis os locais e os horários
Previsão de chuva forte deixa estes 7 distritos sob aviso. Estas são as horas de maior cuidado
Adeus à ansiedade de autonomia: o novo BYD pode fazer mais de 1000 km sem parar