A BYD, líder mundial na produção de veículos elétricos e híbridos plug-in, atingiu um marco sem precedentes na indústria automóvel: a produção de 14 milhões de veículos de novas energias a nível global. E fê-lo com o lançamento de uma inovação tecnológica inédita — o primeiro veículo com tecnologia Super Híbrida Plug-in compatível com biocombustível natural.
A novidade foi revelada durante a cerimónia de inauguração oficial da linha de produção da BYD em Camaçari, com a presença do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. O modelo que saiu da linha de produção como o 14.º milionésimo veículo da marca foi o SONG PRO COP30, uma edição especial desenvolvida especificamente para o mercado brasileiro.
Um motor que aceita qualquer proporção de combustível
O revolucionário Super Híbrido Plug-in foi desenvolvido após dois anos de trabalho conjunto entre mais de 100 engenheiros chineses e brasileiros. O resultado é um motor de 1.5 litros capaz de funcionar com qualquer proporção de gasolina e etanol, oferecendo alto desempenho e eficiência.
Wang Chuanfu, fundador e CEO da BYD, explicou a génese desta inovação: "Há dois anos, numa visita ao Brasil, percebi o potencial do etanol. Decidimos então que traríamos a tecnologia híbrida plug-in da BYD, mas com um motor flexível desenvolvido por e para este país."
O CEO acrescentou: "Hoje o nosso 14.º milionésimo veículo sai da linha de produção equipado com o primeiro motor híbrido plug-in do mundo movido a biocombustível. Isso não é apenas um avanço tecnológico — é uma solução ecológica e sustentável feita sob medida para o Brasil."
Tecnologia DM-i adaptada a biocombustível
O SONG PRO COP30 utiliza a tecnologia DM-i (Dual Mode Intelligent) da BYD, presente também em modelos comercializados em Portugal, como o BYD SEAL U DM-i e o novo BYD SEAL 6 DM-i. Este sistema oferece uma experiência de condução predominantemente elétrica, com o motor de combustão a funcionar principalmente como um gerador de energia para a bateria, mesmo quando se conduz no modo híbrido.
A diferença está na adaptação: enquanto os modelos DM-i vendidos noutros mercados funcionam com combustíveis convencionais, esta versão foi especialmente desenvolvida para aproveitar o etanol, o combustível verde mais popular no Brasil.
30 unidades para a cimeira climática da ONU
Trinta exemplares desta edição limitada SONG PRO COP30 vão ser doados à COP30, a próxima cimeira climática das Nações Unidas que decorrerá no Brasil entre 10 e 21 de novembro de 2025.
Tyler Li, presidente da BYD Brasil, destacou a importância estratégica desta inovação: "O etanol é uma das maiores vantagens estratégicas do Brasil na transição energética. Incorporá-lo à nossa arquitetura DM-i representa um avanço histórico: valorizamos a matriz energética renovável nacional, além de oferecer aos consumidores um veículo com maior eficiência, menor impacto ambiental e alinhado com a realidade energética do país."
Expansão da produção
A fábrica de Camaçari, que entrou em operação em julho após apenas 15 meses de construção, é a maior fábrica de veículos elétricos da América Latina e a maior da BYD fora da Ásia. Tem capacidade para produzir 150.000 veículos por ano na primeira fase e 300.000 em fase posterior, empregando já mais de 1.500 pessoas.
Durante a cerimónia, Wang Chuanfu anunciou um novo investimento para duplicar a capacidade de produção anual da fábrica, dos 300.000 veículos previstos para até 600.000 unidades por ano.
Stella Li, vice-presidente executiva da BYD e CEO para as Américas e Europa, comentou: "A BYD acredita no potencial de crescimento do mercado brasileiro, tem planos de longo prazo para uma população que merece veículos cada vez melhores e continuará a investir para ajudar a impulsionar a economia, criar empregos e treinar a força de trabalho."
Com 14 milhões de veículos produzidos e inovações como o Super Híbrido Plug-in a biocombustível, a BYD consolida a sua posição como pioneira na mobilidade sustentável e na adaptação de tecnologias às necessidades específicas de cada mercado.