Energia

Do trigo ao etanol: Europa queima equivalente a 15 milhões de pães por dia

Estudo alerta para quantidade de trigo necessária para produzir bioetanol numa altura em que se fala de escassez de alimentos
Texto
Produção de etanol na Europa usa grandes quantidades de trigo
Produção de etanol na Europa usa grandes quantidades de trigo

Todos os dias, na Europa, são queimadas 10 mil toneladas de trigo para a produção de bioetanol para transportes. Isto é o equivalente a 15 milhões de pães de 750 gramas. Face a estes números, a Transport & Environment (T&E), responsável pelo estudo, pede que se pare de queimar este cereal para a produção de biocombustíveis.

Apesar de falarmos aqui que é possível produzir biocombustíveis a partir de lixo e resíduos, a verdade é que a grande maioria dos biocombustíveis usados na Europa são produzidos a partir de culturas alimentares.

A Rússia e a Ucrânia são dos principais exportadores de óleo de girassol, trigo, cevada e milho a nível global. Os dois países juntos exportam 26,6% da quantidade de trigo usado a nível mundial e 60% do óleo de girassol. Com a invasão russa da Ucrânia, o fornecimento destes alimentos ficou comprometido.

De acordo com a T&E, caso a Europa deixasse de produzir biocombustíveis com trigo, seria possível compensar em cerca de 20% as falhas de fornecimento do cereal ucraniano. Apesar de na Europa, as importações de trigo da Rússia e Ucrânia serem muito baixas, há países altamente dependentes que poderiam beneficiar com a quantidade extra garantida pela Europa.

A organização refere que, com a crise energética que também tem ganhado novas proporções, o lobby dos biocombustíveis na Europa tem pedido aos governos para substituir o petróleo russo pelos biocombustíveis.

O alerta que deixa a T&E, juntamente com outras organizações não governamentais europeias, é que os governos parem de utilizar culturas alimentares para produzir bioetanol e biocombustível para que não seja posta em causa a garantia de alimentos para a população mundial.

(Fotos: R. Ramdas/Unsplash e A. Shvets/Pexels

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano