Mais de 12 milhões de viagens realizadas e mais de 46 milhões de quilómetros percorridos: a GIRA, rede de bicicletas partilhadas da EMEL, celebrou sete anos de existência e partilhou alguns dos números que marcam a sua história.
O projeto de bicicletas partilhadas tem vindo a contribuir para a promoção de uma mobilidade mais ecológica, eficiente e sustentável em Lisboa. A rede tem-se expandido, já estando as 24 freguesias de Lisboa e garantindo que cada habitante da capital tem sempre uma estação GIRA a 10 minutos a pé.
A rede conta com um total de 1800 bicicletas. Desde o seu lançamento, em 2017, que as bicicletas já foram usadas por perto de 200 milhões de minutos, o equivalente a cerca de 380 anos de utilização contínua. Isto traduziu-se num total de 46.378.358 km percorridos, a mesma distância que 1100 voltas ao redor da Terra.
Os números em 2024 são também muito positivos. Em comunicado, a empresa referiu que o número médio de viagens por dia tem sido de 7405 este ano.
A rede GIRA oferece bicicletas tradicionais e elétricas. As bicicletas não são de utilização gratuita, havendo três modalidades de passe: anual (custa 25 euros), mensal (15 euros) e diário (2 euros). É também possível andar com o passe Navegante, desde que o domicílio fiscal seja Lisboa. Estes passes permitem que as viagens até 45 minutos sejam gratuitas. A partir daí, há um custo acrescido.