Mobilidade

BMW com forte ofensiva na mobilidade urbana em duas rodas

Construtor alemão mostrou em Munique a sua proposta de bicicleta elétrica capaz de atingir 60 km/h e com 300 km de autonomia
BMW i Vision AMBY
BMW i Vision AMBY
PUB

A mobilidade urbana está a passar por grandes transformações, não só ao nível das quatro rodas, mas também das duas rodas. Como tal, não é de estranhar que vão surgindo cada vez mais propostas de bicicletas elétricas, como é o caso da agora apresentada pelo Grupo BMW. Chama-se i Vision AMBY (abreviatura do inglês “adaptive mobility” – mobilidade adaptativa) e foi dada a conhecer “em casa”, leia-se no IAA Mobility 2021, evento dedicado à mobilidade, a decorrer em Munique, cidade sede do construtor germânico.

Se esta é a forma como a BMW interpreta a mobilidade “do amanhã”, não ficam quaisquer dúvidas sobre o caráter futurista do design da i Vision AMBY. O quadro e guiador de linhas retas, a bateria colocada no centro, as jantes de 27,5 polegadas pouco raiadas e os pneus largos deixa-nos na dúvida sobre se será mais adequado situá-la na categoria de BTT ou de bicicleta de estrada. De qualquer das formas, fica a certeza de que é na versatilidade de utilização que está a aposta da BMW.

PUB

A i Vision AMBY foi criada a pensar na circulação em diferentes ambientes. Por isso, está equipada com um sistema de assistência elétrico com três níveis de velocidade: até 25 km/h em ciclovias, até 45 km/h em estradas citadinas e até 60 km/h fora das áreas urbanas. Para o acionar, o utilizador tem de estar sempre a pedalar, o que enquadra este veículo na categoria de “pedelec” (derivado do inglês “pedal electric cycle” - ciclo elétrico a pedal).

PUB
PUB
Futuro da BMW inclui economia circular
PUB

A seleção dos níveis pode ser feita de forma manual ou automática, com recurso a tecnologia geofencing. Através da conexão com o smartphone do utilizador é possível obter a localização e o tipo de estrada na qual se está a circular, o que permite ao sistema ajustar automaticamente a velocidade máxima. A BMW disponibiliza até uma aplicação específica, com a qual é possível, por exemplo, ver o estado atual da carga da bateria de 2000 Wh.

Sobre a autonomia, a marca anuncia que a i Vision AMBY pode percorrer até 300 km, dependendo do nível de velocidade. Depois de esgotada a energia são necessárias apenas três horas para a carregar de novo. O sistema de transmissão é por correia dentada.

Para além da i Vision AMBY, a BMW deu também a conhecer a Motorrad Vision AMBY, esta mais próxima do conceito de moto, já que o motor elétrico é acionado no guiador e os pedais dão lugar a apoios de pé. Não foram reveladas datas de entrada em comercialização das duas versões.

PUB
Continuar a ler
Home
Cidades
Conhece aqui o vencedor do Prémio Gulbenkian para a Humanidade
Mobilidade
Vídeo: Famel regressa com mota elétrica
Sustentabilidade
Google Maps irá indicar rotas amigas do ambiente para evitar emissões de CO2