Mobilidade

As bicicletas de carga estão cada vez maiores. Esta tem seis rodas e parece um minicamião

A Cityshuttle ePack4 é apresentada como a maior bicicleta elétrica de carga do mundo
Texto

Cada vez mais, as empresas de entregas começam a dizer adeus às grandes carrinhas para dizer olá a bicicletas de carga e quadriciclos elétricos. Começam assim a surgir mais e mais opções de cargo e-bikes e uma das mais interessantes é a proposta pela Cityshuttle que, com seis rodas, parece um minicamião. Só não tem a mesma pegada ecológica.

A Cityshuttle ePack4 é talvez uma das maiores bicicletas de carga a andar pelas ruas e estará apenas disponível para empresas de entregas. Com um habitáculo apoiado em quatro rodas e um atrelado de carga com as suas duas rodas, esta bicicleta – que para muitos nem será uma bicicleta – parece inspirada no design dos camiões com caixa, com a diferença de ter um peso 150 vezes menor.

Se depois disto tudo a dúvida continua a ser “mas o que é que faz da ePack4 uma bicicleta”, a resposta é simples: a motorização e os pneus.

Esta bicicleta de carga tem uma velocidade máxima de 25 km/h e pode fazer ente 60 e 100 km graças a baterias amovíveis, que são facilmente trocadas.

Em termos de capacidade de carga, o reboque tem quatro metros cúbicos de espaço e permite o transporte de até 350 kg. É tão grande que até inclui um painel publicitário. Para as empresas que não precisam de tanto espaço, há uma opção com reboque com dois metros cúbicos.

Bicicleta elétrica de carga - AWAY
Bicicleta de carga ePack4 (foto: Cityshuttle)

Apesar do tamanho em pouco (ou nada) semelhante ao de uma bicicleta, a Cityshuttle ePack4 pode ser usada em pistas de bicicletas no Reino Unido e noutras partes da Europa, embora as empresas de entrega que queiram este veículo possam ter de confirmar as leis de cada país antes de a porém nas ruas.

A ePack4 é uma bicicleta elétrica de carga pensada apenas para entregas e, por isso, inclui localização por GPS e um sistema de gestão de frotas remota.

A bicicleta de carga ePack4 está a ser produzida no Reino Unido e a empresa já anunciou que espera estar a produzi-la em grandes quantidades já em 2025.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Estes iates de sonho a energia solar vão ser feitos com garrafas de plástico
Empresa portuguesa vai construir central de energia solar de 19 milhões de euros
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida