Cada vez mais, as empresas de entregas começam a dizer adeus às grandes carrinhas para dizer olá a bicicletas de carga e quadriciclos elétricos. Começam assim a surgir mais e mais opções de cargo e-bikes e uma das mais interessantes é a proposta pela Cityshuttle que, com seis rodas, parece um minicamião. Só não tem a mesma pegada ecológica.
A Cityshuttle ePack4 é talvez uma das maiores bicicletas de carga a andar pelas ruas e estará apenas disponível para empresas de entregas. Com um habitáculo apoiado em quatro rodas e um atrelado de carga com as suas duas rodas, esta bicicleta – que para muitos nem será uma bicicleta – parece inspirada no design dos camiões com caixa, com a diferença de ter um peso 150 vezes menor.
Se depois disto tudo a dúvida continua a ser “mas o que é que faz da ePack4 uma bicicleta”, a resposta é simples: a motorização e os pneus.
Esta bicicleta de carga tem uma velocidade máxima de 25 km/h e pode fazer ente 60 e 100 km graças a baterias amovíveis, que são facilmente trocadas.
Em termos de capacidade de carga, o reboque tem quatro metros cúbicos de espaço e permite o transporte de até 350 kg. É tão grande que até inclui um painel publicitário. Para as empresas que não precisam de tanto espaço, há uma opção com reboque com dois metros cúbicos.
Apesar do tamanho em pouco (ou nada) semelhante ao de uma bicicleta, a Cityshuttle ePack4 pode ser usada em pistas de bicicletas no Reino Unido e noutras partes da Europa, embora as empresas de entrega que queiram este veículo possam ter de confirmar as leis de cada país antes de a porém nas ruas.
A ePack4 é uma bicicleta elétrica de carga pensada apenas para entregas e, por isso, inclui localização por GPS e um sistema de gestão de frotas remota.
A bicicleta de carga ePack4 está a ser produzida no Reino Unido e a empresa já anunciou que espera estar a produzi-la em grandes quantidades já em 2025.