Mobilidade

Hino ao design escandinavo em nova bicicleta elétrica futurista

Layer Pendler é uma bicicleta elétrica de linhas simples e elegantes e com autonomia para 70 km
Texto

A mobilidade urbana do futuro gira muito mais à volta das bicicletas do que dos automóveis. Pelo menos é essa a ambição. Para alcançarmos este objetivo, há cada vez mais empresas a desenvolverem e-bikes que sejam boas na estrada, ao mesmo tempo que não ocupam muito espaço em casa. Foi com esta ideia que a agência criativa Layer criou a sua proposta de micromobilidade.

Layer Pendler - AWAY
Layer Pendler é proposta criativa (foto: divulgação)

Chama-se Pendler, a palavra dinamarquesa para deslocações, e é uma homenagem à Dinamarca, um dos países no mundo mais amigo das bicicletas e onde 9 em cada 10 pessoas têm uma bicicleta.

Design escandinavo e inclusivo

É elétrica, mas é o design, que lembra o estilo escandinavo, que chama mais a atenção. O quadro em U tem mais do que um fim estético. Foi pensado para que qualquer pessoa possa subir e descer da bicicleta sem problemas e independentemente do que traz vestido ou de possíveis dificuldades na locomoção que possa ter.

Layer Pendler - AWAY
Pendler tem dois cestos amovíveis (foto: divulgação)

Pensada para ser usada em grandes cidades, havia também uma vontade de a tornar o mais compacta possível. Apesar de não ser dobrável, tem pneus estreitos, os pedais dobram e o guiador vira a 90 graus para que seja possível encostar a Pendler a uma parede sem que ela ocupe muito espaço ou até levá-la no metro sem atrapalhar. 

Dois cestos amovíveis facilitam o transporte de um ou outro objeto na cidade, mas não interferem na hora de guardar a bicicleta já que podem ser retirados sem dificuldade.

Elétrica para facilitar as deslocações

A Layer Pendler vem equipada com um motor compacto de 45 Nm que não interfere com o design. Este permite que a bicicleta elétrica atinja a velocidade máxima de 25 km/h, cumprindo assim o limite imposto pela União Europeia.

A velocidade é controlada com dois pequenos botões instalados no guiador. Mas, atenção, ainda assim é preciso pedalar para que o motor apoie a deslocação. De outra forma, não se sai do sítio.

Layer Pendler - AWAY
Botões no guiador controlam luzes e velocidade (foto: divulgação)

Uma bateria amovível de 250 Wh permite percorrer até 70 km. Quando fica descarregada, é só retirá-la da bicicleta e pôr a carregar na tomada.

Para garantir o máximo de segurança enquanto se pedala, a e-bike Pendler vem equipada com luzes na parte da frente e de trás que podem ser facilmente ativadas com recurso a botões no guiador.

A Layer Pendler é projeto criativo que, pelo menos por enquanto, não está disponível para venda.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias