Vai nascer uma fábrica de baterias de lítio para veículos elétricos em Sines, no distrito de Setúbal. A fabricante China Aviation Lithium Battery Technology (CALB), a terceira maior fabricante chinesa de baterias, já deu início ao processo de licenciamento ambiental do projeto.
Até 20 de março, a Proposta de Definição de Âmbito do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) para a instalação da unidade industrial de baterias de lítio vai estar para consulta pública.
A fábrica de baterias de lítio para automóveis elétricos da CALB ficará na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) e será composta por cinco edifícios para a produção de elétrodos, fabrico de células, formação e montagem, embalamento e fabrico de invólucros. Terá uma capacidade de 15 GWh, pode ler-se no documento disponível no portal Participa.
Investimento de €1000 milhões para produção de hidrogénio verde em Sines
Com o objetivo de ter a menor pegada ambiental possível, a fábrica vai recorrer a fontes de energias renováveis, reaproveitamento de águas e reciclagem de resíduos.
A construção terá uma duração de cerca de 30 meses e está previsto que o início da produção ocorra até ao final de 2025.
O acordo com a aicep Global Parques, empresa detentora do ZILS, foi assinado em 2022 e inclui a aquisição de direitos de superfície para montar uma fábrica. O documento não é legalmente vinculativo e demonstrava apenas uma primeira intenção por parte da CALB de ir para Sines.