Energia

Sines recebe fábrica chinesa de baterias para carros elétricos

Fabricante chinesa avançou com licenciamento ambiental do projeto de construção de unidade de baterias de lítio em Sines
Texto
Fábrica de baterias de lítio (foto: STR/AFP via Getty Images)
Fábrica de baterias de lítio (foto: STR/AFP via Getty Images)

Vai nascer uma fábrica de baterias de lítio para veículos elétricos em Sines, no distrito de Setúbal. A fabricante China Aviation Lithium Battery Technology (CALB), a terceira maior fabricante chinesa de baterias, já deu início ao processo de licenciamento ambiental do projeto.

Até 20 de março, a Proposta de Definição de Âmbito do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) para a instalação da unidade industrial de baterias de lítio vai estar para consulta pública.

Produção de baterias - AWAY
Unidade vai ficar na ZILS (foto: aicep)

A fábrica de baterias de lítio para automóveis elétricos da CALB ficará na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) e será composta por cinco edifícios para a produção de elétrodos, fabrico de células, formação e montagem, embalamento e fabrico de invólucros. Terá uma capacidade de 15 GWh, pode ler-se no documento disponível no portal Participa.

Com o objetivo de ter a menor pegada ambiental possível, a fábrica vai recorrer a fontes de energias renováveis, reaproveitamento de águas e reciclagem de resíduos.

Unidade da CALB - AWAY
CALB é dos maiores produtores de baterias na China (foto: CALB)

A construção terá uma duração de cerca de 30 meses e está previsto que o início da produção ocorra até ao final de 2025.

O acordo com a aicep Global Parques, empresa detentora do ZILS, foi assinado em 2022 e inclui a aquisição de direitos de superfície para montar uma fábrica. O documento não é legalmente vinculativo e demonstrava apenas uma primeira intenção por parte da CALB de ir para Sines.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal