Energia

Primeira bateria livre de cobalto de produção em série poderá ser da Svolt

Fabricante chinês já a testou no SUV compacto Cherry Cat, recentemente apresentado. O pack de 82,5 KWh oferece uma autonomia superior a 600 Km
Texto
Bateria Svolt
Bateria Svolt

O fabricante chinês de baterias para veículos elétricos Svolt deu a conhecer a primeira bateria livre de cobalto do mundo a ser produzida em série.

Vai ser montada no modelo Cherry Cat, um SUV compacto da marca ORA, pertencente à Great Wall Motors, revelado em julho no Salão Automóvel de Chengdu.

Ora Cherry Cat

A nova bateria resulta de um projeto desenvolvido ao longo dos últimos anos, no qual a SVOLT realizou um investimento superior a 77 milhões de dólares e para o qual mobilizou mais de 1200 profissionais da área de investigação e desenvolvimento.

O objetivo por detrás da produção de baterias sem cobalto é acabar com a necessidade de utilização de uma matéria-prima cujas reservas globais são limitadas a apenas cerca de 7,1 milhões de toneladas.

Afirma a SVOLT em comunicado que, de acordo com previsões de instituições de relevo, haverá escassez de cobalto a partir de 2026, o que significa que o seu preço continuará a aumentar nos próximos anos, provocando graves constrangimentos à indústria de produção de baterias.

Cobalto é um dos materiais mais utilizados nas baterias

A SVOLT alerta ainda para o facto de mais de metade do cobalto do mundo ser extraído na região do cinturão de cobre que abrange a República Democrática do Congo, da qual cerca de 15 a 20% é obtida por mineiros com recurso a métodos artesanais, particularmente exigentes.

A bateria agora apresentada pela SVOLT foi sujeita a mais de 800 mil quilómetros de testes no protótipo da ORA, tais como resistência em estrada; desempenho de carregamento e descarregamento; aceleração rápida; degradação do desempenho e resistência do isolamento. Pode atingir um nível de energia de 82,5 KWh e oferece uma autonomia superior a 600 Km em condições normais de temperatura. A aceleração dos 0 aos 100 Km/h pode ser realizada em menos de 5 segundos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias