Miquel Turbo, mecânico com mais de 200 mil seguidores no TikTok, partilhou um conselho que pode poupar muito dinheiro e dores de cabeça aos automobilistas, segundo noticia o jornal espanhol La Vanguardia. A recomendação é clara: quando chegar o momento de trocar a cadeia de distribuição, não poupes nos componentes e aproveita para renovar todo o sistema.
Porque é que este conselho faz sentido?
A troca da cadeia ou correia de distribuição é uma das intervenções mais caras que se pode fazer num automóvel. Manter este componente em bom estado é fundamental para que o veículo não tenha problemas e dure o máximo possível.
No vídeo que partilhou, Miquel mostra um conjunto completo de cadeia de distribuição ao qual foi trocado "absolutamente tudo". Embora existam sistemas mais acessíveis do que outros, no caso apresentado foi renovado todo o sistema, incluindo os pinhões e todos os componentes que podem ser substituídos numa reparação desta dimensão.
É certo que, dependendo do modelo e da marca, pode haver componentes mais difíceis de aceder ou que estejam ligados à árvore de cames, mas o princípio mantém-se: trocar o máximo possível.
O que deve ser substituído?
"Se se podem trocar, que se troque tudo: a cadeia da bomba de óleo (de transmissão), o pinhão da bomba de óleo, os parafusos... Tudo novo", defende o mecânico. A razão é simples: prevenção. "Porque depois vêm as desgraças", alerta.
A cadeia ou correia de distribuição funciona num circuito fechado e, se os componentes estiverem desgastados, pode sofrer uma avaria prematura. Os pinhões também se desgastam, pode desgastar-se um elo e a cadeia pode vibrar ou saltar. "Vais ter de voltar a desmontar tudo. Toda a mão de obra, abre-se tudo outra vez... É um conselho: gastem um pouco mais em pôr tudo novo, que a longo prazo vai correr muito melhor", conclui Miquel Turbo, citado pelo La Vanguardia.
Vale a pena o investimento extra?
A troca da distribuição é um dos momentos que nenhum condutor deseja enfrentar, devido ao custo elevado envolvido. No entanto, trocar todo o kit de distribuição e rever os elementos relacionados são fundamentais para que o veículo se mantenha quase como no primeiro dia.
O pequeno investimento extra durante esta reparação pode evitar uma segunda intervenção ainda mais dispendiosa no futuro. Afinal, "pelo trabalho que dá", como explica o mecânico, é melhor fazer tudo bem feito à primeira.