Mobilidade

Empresa chinesa WeRide testa entregas com condução autónoma

A WeRide, apoiada pela Nissan, está a testar um serviço de entregas na China com a ZTO, usando carros autónomos.
Texto
JMC WeRide - transporte autónomo
JMC WeRide - transporte autónomo

A WeRide é uma start-up chinesa focada em desenvolver soluções de mobilidade relacionadas essencialmente com a condução autónoma.

É apoiada pela Nissan e está a trabalhar em conjunto com o fabricante de automóveis JMC, que é detido parcialmente pela Ford, mas também com a empresa de entregas ZTO Express.

O objetivo é criar uma nova frota de carrinhas destinadas aos serviços de logística dentro das grandes cidades, mas também pequenos autocarros destinados ao transporte de passageiros e até automóveis ligeiros. O teste deste sistema estará a ser já realizado junto do aeroporto da cidade de Guangzhou.

Segundo Tony Han, o fundador da WeRide:

Este sistema de condução autónoma encontra-se já no nível 4, o patamar em que o veículo deverá conseguir lidar autonomamente com todos os aspetos da condução e praticamente sem que seja necessária qualquer intervenção humana.

Vê aqui o vídeo da empresa:

A condução autónoma continua a ser considerada como o futuro da mobilidade, especialmente nos grandes centros urbanos e é justamente por isso que os fabricantes de automóveis e diversas empresas de tecnologia continuam a investir milhões de euros no seu desenvolvimento, de forma a garantir uma liderança de mercado.

No caso da WeRide, a sua experiência neste campo já começa a ser considerável, uma vez que continua a ser a responsável pelo primeiro serviço de Robotaxi, em funcionamento desde 2019 na cidade de Guangzhou, e que cobre atualmente uma área de 144 quilómetros quadrados, tendo transportado mais de 60 mil passageiros no seu primeiro ano de funcionamento.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente