Mobilidade

Novo miniautocarro 100% elétrico Iveco eDaily mais sustentável

A gama Daily da Iveco tem agora versões minibus e chassis-cabine com motorização elétrica
Texto

A icónica linha de miniautocarros da Iveco Bus recebeu recentemente uma nova oferta 100% elétrica e livre de emissões que permite transporte de passageiros de forma mais eficiente e sustentável.

O miniautocarro elétrico Iveco eDaily surge na versão de transporte de passageiros com capacidade de até 22 pessoas e passa a ser uma opção citadina que permite uma maior descarbonização do transporte e utilização em zonas de emissões zero.

autocarro Iveco eDaily - away
Novo miniautocarro Iveco eDaily (foto: divulgação)

Para além da versão de passageiros ou miniautocarro, está igualmente disponível a eDaily em configuração chassis-cabine, que pode ser adaptada, por exemplo, com caixa aberta, caixa de carga ou inclusive na versão frigorífica, permitindo aos carroçadores adaptarem-se também à mobilidade elétrica.

A eDaily possui um motor elétrico síncrono de 140 kW de potência máxima, instalado na traseira, equipado com seletor de 3 modos de condução (para selecionar o nível regenerativo que permite poupar energia e desgaste dos travões ou aumentar disponibilidade energética).

iveco edaily - away
A linha eDaily conta com as habituais versões chassis-cabina (foto: divulgação)

O sistema de alimentação é composto por um conjunto de três baterias FPT, com tecnologia de iões de lítio, de 37 kWh cada, ou seja, capacidade total de 111 kWh. Estas baterias estão instaladas no interior da estrutura, minimizando o impacto na carroçaria.

A Iveco assegura que o reduzido peso da bateria (270 kg) e a densidade de energia superior (265 watt-hora/kg), permitem o melhor valor de energia utilizável da sua classe (95%).

minibus iveco - away
O minibus elétrico conta com as baterias no interior da estrutura (foto: divulgação)

Em termos de carregamento a Iveco eDAILY oferece uma autonomia ate 400 quilómetros e inclui a possibilidade de realizar um carregamento rápido até 80 kW.

De forma a não consumir energia das baterias, a IVECO incluiu ainda um sistema com 15 kW, ePTO (eletric Power Take Off) para alimentar sistemas adicionais, como o sistema de ar condicionado para os passageiros ou uma rampa para cadeiras de rodas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos