Atualidade

BMW suspende venda de automóveis para a Rússia e produção em Kaliningrado

Marca desportiva de luxo alemã condena em comunicado a agressão russa à Ucrânia e suspende venda de veículos novos à Rússia
Texto
BMW interrompe produção no parceiro russo Avtotor
BMW interrompe produção no parceiro russo Avtotor

A BMW suspendeu a exportação de veículos novos para a Rússia e avançou com uma paragem na colaboração com o construtor russo Avtotor, que montava BMW na fábrica em Kaliningrado, com especificações próprias para o mercado local, em acordo com a marca alemã.

A marca de Munique tinha decidido em 2020 não avançar com uma unidade de produção própria na Rússia e ao invés, manteve o acordo com a Avtotor, que recebia um kit com peças e componentes para montar em solo russo os BMW.

A BMW está na Rússia, em acordo com a Avtotor, desde 1997, com a montagem a ter início em 1999 (na foto de abertura, em 2013, a celebração da montagem do modelo nº 100.000). A Avtotor monta veículos BMW, Hyundai e Kia, para além de marcas locais.

A decisão da BMW vem no seguimento de várias outras que se está a assistir diariamente devido à invasão russa à Ucrânia. Pretende ser mais uma forma de pressão política e económica.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano