Atualidade

Greve no Metro de Lisboa hoje, dia 14 de abril, até às 10h30

A greve no Metropolitano de Lisboa decorre desde as 05 horas da manhã com as estações fechadas
Texto
Metropolitano de Lisboa em greve (Foto: A. Franca/AP)
Metropolitano de Lisboa em greve (Foto: A. Franca/AP)

As estações do Metropolitano de Lisboa estão fechadas desde as 06h00 devido à greve parcial dos trabalhadores e a circulação nas linhas do metro apenas deverá ser retomada cerca das 10h30, de acordo com comunicado da empresa

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa já tinham realizado uma greve parcial nos dias 11 e 18 de março, alegando a “falta de condições de trabalho na área operacional dos maquinistas", de acordo com Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS), citada pela Lusa.

"Infelizmente, ainda não se conseguiu chegar a acordo, o que motiva a continuação da luta”, justificou a dirigente, que ainda acrescentou que os sindicatos pretendem que a empresa “coloque em prática uma série de compromissos assumidos para com os trabalhadores há muito tempo”.

Em janeiro, maquinistas e inspetores do Metropolitano de Lisboa enviaram um ofício ao conselho de administração da empresa com as reivindicações dos trabalhadores, não descartando novas formas de luta, como a greve, caso as suas pretensões não fossem atendidas.

Na altura, deram um prazo de oito dias à empresa para que fosse dada uma resposta e apontadas soluções, sendo que há cerca de 300 pessoas no universo de trabalhadores maquinistas, encarregados e inspetores de tração.

Uma paralisação idêntica à de hoje terá lugar no dia 22 de abril, segundo informou, em comunicado, o Metropolitano de Lisboa.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias