Atualidade

Governo avança para financiamento à compra de 257 autocarros zero emissões

Ministro do Ambiente e da Ação Climática esclarece sobre os vários investimentos que o governo está a fazer em mobilidade
Texto
Governo investe em autocarros com zero emissões
Governo investe em autocarros com zero emissões

Hoje, dia em que é assinalado o Dia Europeu sem Carros, são assinados pelo governo os contratos relativos ao financiamento de 257 novos autocarros movidos a energia elétrica e hidrogénio, que farão o serviço de transporte coletivo nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

O anúncio foi feito por Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática, que aproveitou para adiantar que o financiamento para a aquisição dos novos autocarros corresponde a um apoio de 48 milhões de euros provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Um valor que se soma aos 893 milhões de euros antes financiados pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Duarte Cordeiro em ações no âmbito do Dia Europeu sem Carros (Foto:Lusa)

Em declarações à agência Lusa, o ministro esclareceu que estão já em curso (ou alocados) investimentos de 3,5 mil milhões de euros para o setor da mobilidade, dos quais 1,7 mil milhões de euros, pouco menos de metade, serão para a expansão das redes.

Duarte Codeiro sublinhou ainda que vão ser alocados mais 871 milhões de euros a investimentos na mobilidade, com o objetivo de assegurar os projetos previstos para as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto com fundos inscritos no PT2030.

Desde 2015 até ao final desta década consagraremos 4,3 mil milhões de euros para a mobilidade – quase 2% do PIB nacional”, resumiu o ministro do Ambiente e da Ação Climática.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos