Atualidade

Como podes levar o teu animal de estimação nos transportes públicos?

Tens uma viagem programada e não queres deixar o teu cão ou gato para trás? Lê aqui como podes fazer
Texto

A Lei diz que é permitido transportar animais de companhia gratuitamente nos transportes públicos desde que não sejam perigosos e estejam em compartimento (caixa ou contentor) próprio que possa ser transportado como volume de mão.

Mas será que todos os operadores têm as mesmas regras? A AWAY foi ao programa de informação Esta Manhã, da TVI, explicar como o podes fazer.

De forma genérica, se quiser levar o animal à trela terá que ir açaimado e com trela curta e terá que levar consigo prova do boletim de vacinas atualizado e licença municipal. Neste caso, como não pode ser transportado “ao colo”, irá precisar de ter um bilhete válido também para o animal.

É também importante salientar que os animais só podem andar de transportes públicos caso estejam de boa saúde e normalmente, apenas é permitido o transporte de um animal por pessoa.

Autocarro

Só podes levar o teu animal de estimação se este não representar um perigo para os outros utilizadores e terás que o transportar numa caixa limpa e segura. Se o animal ocupar um lugar terá que ter bilhete válido.

Comboio

Nos comboios da CP o transporte é gratuito desde que vá acondicionado dentro de uma caixa transportadora e que possa ser equivalente a volume de mão. Fora da caixa, aplicam-se as mesmas regras do metro.

Convém verificar os sites das operadoras de transporte porque há casos em que pagas meio bilhete (regionais) e outros bilhete inteiro (alfa intercidades por exemplo).

Já agora na Fertagus, fora das horas de ponta os animais podem ir apenas à trela, mas uma vez mais desde que não sejam de raças perigosas

Metro

Em Lisboa, terá que ir dentro da transportadora ou, se for à trela terá de ir açaimado e o dono tem de levar consigo prova do boletim de vacinas atualizado e licença municipal

Já no Metro do Porto, os animais só podem entrar no metro dentro de uma caixa transportadora.

Barcos

Nos barcos da Transtejo/Soflusa o transporte é gratuito apenas até aos 5Kg.

O animal terá que ir acondicionado dentro de uma caixa transportadora e que possa ser equivalente a volume de mão, nunca podendo ocupar um lugar nem sequer dentro da transportadora.

Voar com animais

Há companhias que não permitem cães na cabine e outras que permitem, mas com algumas importantes regras.

A TAP por exemplo, assegura o transporte do animal de estimação, mas em função da espécie, idade, tamanho e peso, podem solicitar que vá para o porão.

O transporte de animais tem de ser solicitado com 48 horas de antecedência e a TAP reserva o direito de negar a possibilidade de o animal viajar se considerar não existir espaço no avião, classe do passageiro, tipo de avião, tipo e peso do animal e idade (acima de 10 semanas)

Cães de auxílio

Todos os cães de auxílio, cães-guia, cães de serviço ou cães para surdos podem ser levados em qualquer transporte público, neste caso não é necessário irem açaimados.

 

(Fotos: Unsplash, Flicrk, Freepik , vídeo: 26 de setembro, Esta Manhã/TVI)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias