Atualidade

Carris Metropolitana chega agora a nove municípios de Lisboa

Marca comum de autocarros da Área Metropolitana de Lisboa passar a operar também na margem norte
Texto
Carris (Foto: Lusa)
Carris (Foto: Lusa)

Inicialmente previsto para de julho de 2022, o arranque do serviço da Carris Metropolitana em nove concelhos do distrito de Lisboa acontece hoje mesmo, primeiro dia do ano 2023.

A nova companhia de transporte coletivo de passageiros implementa novas carreiras que, assim, se juntam às atuais, embora com uma nova numeração. No site da Carris Metropolitana, a funcionalidade “conversor de linhas” permite conhecer os novos números das carreiras existentes até aqui.

Também no site da empresa estão já disponíveis os horários e as paragens das carreiras, informação que irá igualmente constar nos postes instalados nas paragens por onde os autocarros vão passar.

Carris Metropolitana - AWAY
Carris Metropolitana

A Carris Metropolitana já está em funcionamento desde o verão na margem sul do Tejo, no distrito de Setúbal. Com o arranque do ano 2023 é chegada a vez da marca comum de autocarros da Área Metropolitana de Lisboa (AML) passar a operar também na margem norte.

A empresa vai assegurar o transporte de passageiros dos concelhos de Amadora, Oeiras, Sintra, Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira.

Carris Metropolitana - AWAY
Carris Metropolitana

Os autocarros passam a ter todos a mesma cor amarela, com o símbolo da Carris Metropolitana, ainda que se mantenham os atuais operadores privados em cada região, num sistema sob gestão da empresa pública Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML).

A Viação Alvorada, que junta a Scotturb e a Vimeca, é a nova transportadora a operar nos municípios de Oeiras, Sintra e Amadora, com ligações intermunicipais com Lisboa e Cascais, sendo que estas vão manter as suas transportadoras Carris e Mobi Cascais, respetivamente.

A Rodoviária de Lisboa, em conjunto com o Grupo Barraqueiro, a Santo António, a Mafrense e a Isidoro Duarte, vão continuar a operar nos concelhos de Loures, Odivelas, Mafra e Vila Franca de Xira, assegurando as viagens intermunicipais com Lisboa.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente