Atualidade

PSP com reforço de fiscalização na estrada durante Natal e Ano Novo

Até ao próximo dia 2 de janeiro a Polícia de Segurança Pública vai reforçar a presença na via pública
Texto
Polícia de Segurança Pública (foto: Paulo Pires/PSP/2016)
Polícia de Segurança Pública (foto: Paulo Pires/PSP/2016)

Radares de velocidade, operações de fiscalização e ações de prevenção poderão fazer parte da operação de segurança para a época de Natal e Ano Novo da PSP, que arranca hoje e termina dia 2 de janeiro de 2023.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) arranca esta sexta-feira, dia 16 de dezembro com a operação “Polícia Sempre Presente: Festas em Segurança 2022-2023”, com que pretende reforçar as suas ações de fiscalização durante o Natal e Ano Novo.

Na operação, que vai decorrer em Portugal continental e nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, “a PSP aumentará a sua presença na via pública, reforçando a visibilidade e capacidade de prevenção da ocorrência de ilícitos criminais, contribuindo para o aumento do sentimento de segurança dos cidadãos”, refere a PSP em comunicado.

A PSP acrescenta ainda que o facto desta quadra natalícia ser a primeira sem medidas de restrição, após dois anos de pandemia, possa exigir uma maior atenção aos comportamentos na estrada e ao devido cumprimento das regras do Código da Estrada.

PSP - AWAY
BMW i8 da PSP em exposição (foto: AWAY)

Para além das “operações de visibilidade preventiva”, as autoridades irão ainda proceder a “ações de fiscalização no período das épocas festivas, com especial incidência nas principais causas da sinistralidade: excesso de velocidade, condução sob o efeito ao álcool e/ou substâncias psicotrópicas, uso do telemóvel durante a condução e não utilização (ou utilização incorreta) do cinto de segurança e sistemas de retenção” – acrescenta também no comunicado.

Na semana que antecede o Natal, a fiscalização incidirá, não só nos grandes centros urbanos – antecipando o afluxo de pessoas e viaturas nas imediações das áreas comerciais –, mas também nos acessos aos principais eixos rodoviários interurbanos, acompanhando as tradicionais deslocações para reunião familiar.

A PSP também manterá visibilidade nas zonas de maior afluência de pessoas, nomeadamente zonas históricas, terminais de transportes públicos e zonas turísticas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Barco à vela produzido com algas e plástico reciclado inspira o futuro
Comer carne ou ser vegan? Qual a dieta com menos emissões de carbono?
Limitar o aquecimento global a 1,5ºC parece tarefa impossível diz novo estudo