Atualidade

Chuva forte e trovoada colocam hoje todo o país sob aviso amarelo

As temperaturas mínimas deverão subir hoje em Portugal continental, mas as máximas deverão descer
Texto
Tempo de chuva, vento e trovoada (Foto: TT/Unsplash)
Tempo de chuva, vento e trovoada (Foto: TT/Unsplash)

A previsão do tempo para esta segunda-feira, dia 19 de setembro, indica a possibilidade de ocorrência de aguaceiros por vezes fortes, que poderão ser de granizo e trovoada o que determina o aviso amarelo para todos os distritos de Portugal, conforme comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Bragança, Porto, Vila Real e Viseu estão sob aviso amarelo até às 18 horas de hoje devido à previsão de trovoada dispersa acompanhada de aguaceiros que podem ser de granizo.

O IPMA emite um aviso amarelo sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Os distritos de Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Setúbal e Santarém estão sob aviso amarelo até às 00:00 de terça-feira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada e rajada.

Previsão meteorológica para hoje

O IPMA prevê para hoje períodos de céu muito nublado e aguaceiros, por vezes fortes, que poderão ser de granizo e poderão ocorrer trovoadas e fortes rajadas de vento com maior intensidade previsívelmente no Centro e Sul de Portugal continental.

Para esta segunda-feira, dia 19 de setembro, o IPMA prevê ainda vento fraco predominante do quadrante leste, soprando moderado a forte de sueste na região Sul do país, em especial nas terras altas até ao final da manhã.

A temperatura mínima no Norte e Centro do país deverá subir acompanhada por uma descida da temperatura máxima.

Os distritos mais quentes hoje deverão ser Setúbal e Santarém com 31 graus Celsius e o distrito mais frio deverá ser Bragança onde a temperatura esperada não deverá ultrapassar os 15 graus.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal