O Metropolitano de Lisboa (ML) está a promover uma campanha de recolha de têxteis, numa ação a favor da sustentabilidade e da economia circular.
A campanha teve início no passado dia 21 de novembro, no âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, e irá decorrer até dia 23 de dezembro. Os utentes que queiram doar (ou ver-se livres) de roupa ou tecidos, poderão faze-lo nos Espaços Cliente das estações de metro do Campo Grande e Marquês de Pombal.
Nos locais existem contentores devidamente identificados para o efeito e os clientes poderão deixar as roupas e tecidos, nestes recipientes, entre as 08h30 e as 19h30.
A recolha irá ser realizada pela ToBeGreen, startup que atua na área da economia circular, especificamente no campo dos plásticos e têxteis e que vai selecionar os materiais para lhes dar um de dois destinos.
Camisas, t-shirts, camisolas, calças, calções, etc, irão ser verificados e os que tiverem em boas condições são reencaminhados para reutilização através da loja da ToBeGreen. As restantes peças serão transformadas de forma a dar origem a sacos confecionados com o material reciclado.
Antigo vestuário de trabalho do ML reciclado
Esta iniciativa do ML com a ToBeGreen é já a segunda desta parceria pois existe um acordo para a transformação do antigo vestuário de trabalho dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa em têxtil reciclado.
As peças do antigo vestuário estão agora a ser objeto de um processo de transformação, através do qual o têxtil reciclado dará origem a novas peças de roupa, que serão distribuídas através de iniciativas de responsabilidade social promovidas pelo Metropolitano de Lisboa.
Através de iniciativas como esta, o Metropolitano de Lisboa pretende continuar a contribuir para a sustentabilidade da Área Metropolitana de Lisboa, promovendo, junto dos seus clientes, a adoção de comportamentos sustentáveis.