Atualidade

O que podes fazer à árvore de Natal depois das festas acabarem?

Está na altura de desmanchar o pinheiro de Natal. Já pensaste no que podes fazer?
Texto

Deixar a árvore de Natal ao lado do caixote de lixo é um ato ilegal e que infelizmente ainda vamos vendo um pouco por todo o lado. Por isso deixamos aqui algumas soluções mais ecológicas para te poderes livrar do teu pinheiro de forma mais sustentável.

Antes de mais vamos aqui começar por separar as árvores. Tens uma árvore de plástico velha que queres mandar fora? Ou tens um pinheiro natural a que queres dar um novo rumo?

Vamos começar pelos pinheiros naturais para os quais tens várias soluções de re(aproveitamento).

arvores descartadas - away
Árvores de Natal descartadas (foto: J. Douglas/NJ DEP/AP)

Onde podes deixar a árvore de Natal?

Uma boa notícia: vários municípios têm já sistemas implementados para recolha de árvores. Por exemplo a Câmara Municipal de Paredes em colaboração com a Green City Makers e com a Verde Associação recolhe, durante um período em janeiro, as árvores naturais de todos os munícipes que assim o desejarem.

Verifica no teu município se esta é uma solução que possa já existir. Há várias autarquias que se dedicam a recolher, replantar ou reciclar para compostagem todos os pinheiros.

ornamento arvore natal - away
Deves libertar a árvore de todos os adereços natalícios (foto: Karolina Grabow/Pexels)

Se por acaso aderiste ao Pinheiro Bombeiro ou a outras iniciativas solidárias idênticas poderás devolve-lo (ou solicitar ajuda para isso) e ele poderá ser convertido em biomassa.

Há ainda alguns parques com animais e quintas pedagógicas que poderão aceitar a árvore (livre de ornamentos, recordamos) para alimentar animais como cabras ou porcos, ou então para entretenimento de animais como leões, camelos e outros. Em Portugal, contacta os locais deste tipo existentes na tua zona antes de te desfazeres da árvore e poderás ter uma surpresa.

elefantes zoo brincar - away
Na Alemanha, há zoos que aceitam árvores de Natal para os elefantes brincarem (foto: Michael Sohn/AP)

Tens quintal? Se és daqueles que compraste a árvore em vaso então podes replantá-la ou colocar num canto para servir como abrigo a alguns pássaros (vê na galeria). Aconselha-te com um centro de jardinagem antes de lançares mãos à obra. Um pinheiro… cresce!

Se nada disto te serve a próxima ideia obriga a um triturador de madeira. Poderás utilizar em zonas onde queiras evitar a propagação de ervas daninhas.

Posso queimar o pinheiro na lareira?

Não recomendamos que queimes todo o pinheiro na lareira. Mas se não tens jardim e as outras soluções não são viáveis, então deixa que os galhos e folhas sequem porque dessa forma podem auxiliar a acender o lume.

Atenção que é proibido ires ao jardim e queimares o pinheiro.

replantar pinheiros - away
Se o pinheiro tiver sido guardado em vaso talvez o possas plantar (foto: Vadim Ghirda/AP)

Como desfazer-me da árvore de Natal de plástico?

Para o fim deixamos a má notícia. Se tens uma árvore de Natal em plástico de que te queres desfazer, não tens outra solução que não seja deitá-la no caixote de lixo indiferenciado ou levá-la até um ecocentro.

árvore natal - away
Se compraste uma árvore de Natal de plástico não a podes deitar no ecoponto amarelo (foto: H. Fangs/Unsplash)

Apesar da tua árvore de Natal poder ter componentes em plástico ou metal, a verdade é que não podes deitá-la no ecoponto amarelo já que este é destinado essencialmente para embalagens e não para todo o tipo de resíduos de plástico ou metal.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”