Atualidade

Nuvem de poluição cobre Nova Deli, na Índia, e obriga a fechar escolas

Níveis de poluição na capital da Índia na última semana são altamente perigosos para a saúde
Texto
Poluição em Nova Deli (Foto: S. Ganguly/AP)
Poluição em Nova Deli (Foto: S. Ganguly/AP)

O nível de poluição no ar em Nova Deli, a capital da Índia, atingiu níveis considerados perigosos e obrigou as autoridades a decretar o encerramento de várias escolas a partir de sábado, 5 de novembro.

Quinta-feira, o index de qualidade de ar (AQI na sigla em inglês) atingiu valores superiores a 400 microgramas de partículas PM2,5 (com menos de 2,5 micrometros) por metro cúbico. Em algumas zonas, foram registados valores acima dos 800.

poluição em Nova Deli - AWAY
Poluição em Nova Deli (Foto: S. Ganguly/AP)

Este nível de poluição, altamente prejudicial para a saúde, é visível a olho nu, já que a capital indiana está coberta por uma espécie de nevoeiro denso.

O fenómeno ambiental tem vindo a repetir-se todos os invernos já que por causa do ar frio e pesado, o pó das construções, as emissões dos veículos e o fumo provocado por queimadas nos arredores da cidade ficam retidos.

Para tentar controlar os níveis de emissões em Nova Deli, foi proibida a entrada na cidade de camiões Diesel que não carreguem bens essenciais e foram suspensas obras de construção e demolições.

Poluição em Nova Deli - AWAY
Governo recomenda teletrabalho (Foto: AP)

O teletrabalho está a ser recomendado, e muitas das escolas foram fechadas, sendo que todas as aulas até ao oitavo ano deverão ser dados online. Escolas que continuem abertas não podem realizar atividades ao ar livre.

De acordo com dados recolhidos pelo grupo suíço IQAit, citados pela Reuters, Nova Deli é considerada a capital mais poluída do mundo há quatro anos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias