Atualidade

Há uma girafa à solta no Taguspark, mas esta é feita de chinelos e resíduos

Girafa Lavoisier é um projeto que alerta para a situação deste mamíferos no planeta e para a poluição dos oceanos
Texto
Girafa Lavoisier
Girafa Lavoisier

Se já estás a pensar de onde fugiu esta girafa, fica a saber que na verdade esta é uma escultura em tamanho real e faz parte de um projeto que pretende alertar para os perigos de extinção da vida animal e sustentabilidade ambiental. Aqui, chinelos e resíduos de aterros ganham uma nova vida e dão corpo a este apelo.

A “Girafa Lavoisier” é na verdade a mais recente peça de arte a integrar a coleção permanente da Cidade do Conhecimento do Taguspark no Oeiras Valley e trata-se de um projeto criado pela Ocean Sole e United to Remake que pretende chamar a atenção para a situação de vulnerabilidade das girafas.

girafa lavoisier - away
Girafa Lavoisier

A Ocean Sole é uma Organização Não Governamental (ONG) sediada no Quénia, em África, e uniu-se à startup United to Remake, instalada na incubadora do Taguspark, para dar corpo a este projeto.

Produzida com 5200 chinelos de borracha retirados do Oceano Índico e com 156 Kg de resíduos recolhidos em aterros, a “Girafa Lavoisier” foi esculpida pelas mãos de cinco artesãos, que, diariamente, durante 99 dias e sem recurso a quaisquer máquinas, recolheram os chinelos do oceano para lhes dar um novo propósito.

O projeto pode ser visto de 2.ª a sábado no TagusPark

Com um peso total de 200 Kg e uma altura de 5,6 metros, a girafa pode agora ser observada de forma gratuita, de segunda a sábado, das 09h00 às 19h00, exceto domingos e feriados.

Considerado o maior ruminante e o mamífero mais alto da Terra, a girafa, está ameaçada de entrar em vias de extinção de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza. Esta é uma oportunidade de poderes ver o projeto e pensar no impacto que temos no planeta.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Sabias que 1 em cada 4 EV utilizam baterias da Coreia do Sul?
Preço da gasolina e do gasóleo desce na próxima segunda-feira. Vê aqui
Autocarro português a hidrogénio está a chegar à Europa