Atualidade

Guerra na Ucrânia: venda de óleo de girassol está a ser racionada em Portugal

Ucrânia e Rússia são responsáveis por 80% das exportações de óleo de girassol e espera-se que haja falta do bem alimentar nas próximas semanas
Texto
Óleo de girassol
Óleo de girassol

Alguns supermercados em Portugal já começaram a impor limite na venda de óleo de girassol e a tendência não é só nacional.

De acordo com a Reuters, a Ucrânia e a Rússia são responsáveis por cerca de 80% das exportações de óleo de girassol no mundo e as refinarias da UE utilizam cerca de 35% a 45% do óleo de girassol ucraniano. Com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia espera-se que as exportações comecem a estagnar.

Um pouco por todo o mundo, já surgem notícias sobre várias cadeias de supermercado que começam a racionar a venda de óleo de girassol. Em Portugal, algumas superfícies estão a optar por limitar a compra de todos os tipos de óleo alimentar, como pudemos comprovar já ontem (foto abaixo).

Os produtores da UE têm tentado mitigar o impacto da falta de óleo de girassol optando por desviar para o mercado alimentar os volumes que seriam para biodiesel, refere a Reuters.

(Fotos: AWAY/Direitos Reservados)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos