Atualidade

Caminhar e andar de bicicleta: a nova prescrição médica no Reino Unido

Novo projeto-piloto do governo britânico quer testar se prescrição social tem impacto na saúde física e mental da população
Texto

Os médicos de família no Reino Unido vão passar a prescrever caminhadas e passeios de bicicleta aos seus pacientes como parte de um projeto-piloto do governo. O objetivo é melhorar a saúde mental e física dos habitantes de forma a aliviar o serviço nacional de saúde (NHS, na sigla original).

A medida vai muito além de uma mera prescrição social, como se chama o conceito. Nos próximos anos, para apoiar a estratégia anunciada pelo Departamento de Transportes, vão ser criadas aulas para ensinar adultos a andar de bicicleta, programas de empréstimo gratuito de bicicleta e grupos para caminhadas.

Para apoiar a iniciativa o governo inglês alocou um orçamento de 14,6 milhões de euros que irá permitir dar os primeiros passos rumo à mobilidade sustentável e mais saudável.

O teste vai ser feito em 11 áreas de Inglaterra, entre eles Cornwall, Doncaster, Leeds e Suffolk. Durante três anos, vai se avaliar se a prescrição para caminhar e pedalar, assim como as infraestruturas que apoiam a atividade física tiveram impacto na saúde dos habitantes.

Para fazer esta medição, o governo irá analisar se houve uma diminuição no número de consultas marcadas e nas prescrições de medicação.

Este projeto-piloto, que arranca este ano, faz parte do Plano Gear Change apresentado em 2020 pelo governo britânico com o objetivo de impulsionar deslocações a pé e de bicicleta. Aqui também ficou previsto o investimento em infraestruturas para garantir a segurança das pessoas enquanto praticam estas atividades.

O conceito de prescrição social não é novo. Na Austrália, por exemplo, os médicos de família têm recomendado passeios de 5 km aos seus pacientes. Mesmo em Inglaterra, em West Yorkshire, em 2017, criou-se o programa Cycle for Health (pedalar pela saúde), um programa de treino de bicicleta de 12 semanas para pessoas com doença prolongada.

 

(Foto: F. Khan/Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos