Atualidade

Ikea reforça poupança de energia e apaga as luzes do exterior das lojas

A multinacional sueca Ikea decidiu mostrar de que forma está solidária com o esforço global de poupança de energia em Portugal
Texto
Ikea - medidas de sustentabilidade
Ikea - medidas de sustentabilidade

A Ikea decidiu assinalar o regresso ao horário de inverno com a adoção de um conjunto de medidas que visam a poupança energética, nomeadamente passando a desligar a iluminação comercial exterior das suas lojas, depois do encerramento.

Em Portugal há já várias empresas (como é o caso do Millennium BCP) que adotaram esta forma de contribuir para a poupança de energia, e, no caso da Ikea esta é uma medida que se insere na implementação de outras formas de redução de consumo de eletricidade que já permitiram reduzir em cerca de 25% por cada m2 de loja.

Para além de apagar a iluminação exterior, com destaque para o logotipo Ikea, a empresa sueca irá ainda reduzir o horário da iluminação interior, como os totens de sinalização, fachadas e montras.

Ikea Pilhas alcalinas descartáveis - AWAY
Ikea eliminou todas as pilhas alcalinas descartáveis da sua gama

Em complemento serão ainda feitos ajustes de temperatura em algumas zonas dos edifícios, afinando os set points dos sistemas de climatização. Durante o inverno será ainda reforçada a visibilidade dos produtos e soluções que permitem aos clientes uma maior poupança de energia em suas casas.

Além disso, cerca de 20% da energia elétrica consumida nos edifícios Ikea provém dos mais de 11 mil painéis fotovoltaicos instalados nas coberturas das lojas de Alfragide, Loulé, Loures e Matosinhos, e a energia da rede é 100% renovável, assegurada pela compra de certificados de origem.

A Ikea refere ainda, em comunicado, que com a aquisição do Parque Eólico do Pisco em 2018, que canaliza para a rede de distribuição cerca de 110 MWh anualmente, a empresa superou o objetivo de produzir mais energia renovável do que aquela que é consumida nas suas operações em Portugal.

Ikea elimina plásticos - AWAY
Ikea elimina plástico das embalagens até 2028

Medidas do plano de sustentabilidade Ikea

De acordo com o comunicado de imprensa, a Ikea Portugal refere que tem vindo a realizar diversas iniciativas no âmbito do seu plano de sustentabilidade, ao longo dos últimos 10 anos, incluindo a sua transição para iluminação LED em 2015, que se encontra hoje 100% concretizada.

Outra iniciativa foi a introdução de “solar tubes”, um sistema de iluminação natural com utilização de refletores, que permite a entrada de luz solar em grande parte das lojas, escritórios e armazéns.

Ikea Energias renováveis - AWAY
Grupo Ingka investiu em 2021, 4 mil milhões de euros adicionais na transição para as energias renováveis

Para além disso a Ikea apostou no uso de sensores para gerir áreas sem necessidade de iluminação permanente; a implementação de sistemas inteligentes de gestão de edifícios (Building Management System) nas lojas, que otimizam os consumos, nomeadamente na área de climatização.

Também nos centros comerciais Marshopping Matosinhos e Marshopping Algarve, pertencentes ao Grupo Ingka, serão implementadas ações excecionais de poupança energética.

A otimização dos sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado, a redução e otimização da iluminação das zonas de parqueamento, a instalação de equipamentos de poupança de energia, como sensores de presença, e ainda a redução do horário de iluminação decorativa de Natal serão algumas das ações mais visíveis e com impacto imediato.

(Fotos: Divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana, de 15 a 21 de abril
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano