A Ikea decidiu assinalar o regresso ao horário de inverno com a adoção de um conjunto de medidas que visam a poupança energética, nomeadamente passando a desligar a iluminação comercial exterior das suas lojas, depois do encerramento.
Em Portugal há já várias empresas (como é o caso do Millennium BCP) que adotaram esta forma de contribuir para a poupança de energia, e, no caso da Ikea esta é uma medida que se insere na implementação de outras formas de redução de consumo de eletricidade que já permitiram reduzir em cerca de 25% por cada m2 de loja.
Para além de apagar a iluminação exterior, com destaque para o logotipo Ikea, a empresa sueca irá ainda reduzir o horário da iluminação interior, como os totens de sinalização, fachadas e montras.
Em complemento serão ainda feitos ajustes de temperatura em algumas zonas dos edifícios, afinando os set points dos sistemas de climatização. Durante o inverno será ainda reforçada a visibilidade dos produtos e soluções que permitem aos clientes uma maior poupança de energia em suas casas.
Além disso, cerca de 20% da energia elétrica consumida nos edifícios Ikea provém dos mais de 11 mil painéis fotovoltaicos instalados nas coberturas das lojas de Alfragide, Loulé, Loures e Matosinhos, e a energia da rede é 100% renovável, assegurada pela compra de certificados de origem.
A Ikea refere ainda, em comunicado, que com a aquisição do Parque Eólico do Pisco em 2018, que canaliza para a rede de distribuição cerca de 110 MWh anualmente, a empresa superou o objetivo de produzir mais energia renovável do que aquela que é consumida nas suas operações em Portugal.
Medidas do plano de sustentabilidade Ikea
De acordo com o comunicado de imprensa, a Ikea Portugal refere que tem vindo a realizar diversas iniciativas no âmbito do seu plano de sustentabilidade, ao longo dos últimos 10 anos, incluindo a sua transição para iluminação LED em 2015, que se encontra hoje 100% concretizada.
Outra iniciativa foi a introdução de “solar tubes”, um sistema de iluminação natural com utilização de refletores, que permite a entrada de luz solar em grande parte das lojas, escritórios e armazéns.
Para além disso a Ikea apostou no uso de sensores para gerir áreas sem necessidade de iluminação permanente; a implementação de sistemas inteligentes de gestão de edifícios (Building Management System) nas lojas, que otimizam os consumos, nomeadamente na área de climatização.
Também nos centros comerciais Marshopping Matosinhos e Marshopping Algarve, pertencentes ao Grupo Ingka, serão implementadas ações excecionais de poupança energética.
A otimização dos sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado, a redução e otimização da iluminação das zonas de parqueamento, a instalação de equipamentos de poupança de energia, como sensores de presença, e ainda a redução do horário de iluminação decorativa de Natal serão algumas das ações mais visíveis e com impacto imediato.
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