Atualidade

Descobre como podes tornar-te acionista da Porsche no final de setembro

Grupo Volkswagen planeia realizar uma Oferta Pública Inicial de ações da Porsche este mês e poderá ser uma das maiores IPO da história
Texto
Porsche
Porsche

911 milhões de ações da Porsche vão a público no final do mês de setembro e tu podes terás acesso a comprar ações de entre um lote de 12,5% da companhia e tornar-te acionista. Não é bem a mesma coisa que teres um Porsche, mas é um começo. Ora vê o que vai acontecer.

O Grupo Volkswagen, dono da Porsche AG irá colocar no mercado, previsivelmente a 29 de setembro, cerca de 911 milhões de ações para que a empresa possa, pela primeira vez, ter acesso a capitais públicos. Ou seja, qualquer pessoa poderá passar a ter ações da mítica marca desportiva alemã.

De acordo com analista da Reuters, a Oferta Pública Inicial de ações (IPO na sigla em inglês) da Porsche será a segunda maior de sempre no mercado alemão e a terceira maior do género em toda a Europa.

As ações preferenciais da Porsche AG deverão entrar em mercado com preço entre 76,50 e 82,50 euros o que se irá traduzir numa valorização entre 70 a 75 mil milhões de euros para a companhia.

Quem serão os principais investidores na Porsche?

As 911 milhões de ações serão divididas em dois lotes. O primeiro lote de 455,5 milhões são as ações preferenciais e as restantes 455,5 milhões são ordinárias. Há mais de 113 milhões de ações preferenciais que não irão dar direito de voto aos proprietários.

O que já se sabe, de acordo com o noticiado pela Reuters citando a Volkswagen AG é que os fundos soberanos do Qatar, Abu Dhabi e da Noruega, tal como o fundo de investimentos T. Rowe Price deverão subscrever 3,68 mil milhões de euros em ações. Ou seja, serão estes os novos investidores “de peso” que entram no capital da Porsche AG.

Mas então quantas ações da Porsche podes comprar?

Na verdade, tendo em conta o que se sabe hoje (e só após a publicação do prospeto final da operação poderá ter-se a certeza de todos os contornos da operação) apenas poderás ter acesso a comprar ações de um lote de 12,5% que são deixados para os pequenos investidores privados.

E já agora convém dizer que essas ações não te irão dar acesso às reuniões de acionistas para votares qualquer decisão. Será sempre, apenas um investimento, com bons ou maus resultados no futuro.

Se a IPO for em frente na data prevista (a confirmar durante os próximos dias), e tiveres interesse em avançar, deverás aceder ao prospeto oficial da operação onde estão explicadas as regras e como é óbvio contactar um especialista financeiro ou entidade financeira autorizada a operar oficialmente no mercado de ações para poderes avaliar os riscos e benefícios, e, se assim entenderes, comprar ações da Porsche.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos