Atualidade

Cinco praias do concelho de Matosinhos interditadas a banhos até dia 16

Praias do Aterro, Azul, Boa Nova, Fuzelhas e Leça da Palmeira atingidas pela poluição na sequência de um incêndio
Texto
Praias de Matosinhos interditadas a banhos
Praias de Matosinhos interditadas a banhos

Estão interditadas a banhos cinco praias do concelho de Matosinhos, na sequência de um incêndio numa fábrica de tintas que deflagrou ao início da noite da passada segunda-feira, dia 8. A situação irá manter-se pelo menos até dia 16, confirmou à rádio Antena 1 o comandante Silva Santos, adjunto da Capitania do Porto do Douro e Leixões.

Logo no dia 9, terça-feira, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Unidade de Saúde Pública de Matosinhos haviam desaconselhado a prática balnear nas praias do Aterro, Azul, Boa Nova, Fuzelhas e Leça da Palmeira, em virtude de a Proteção Civil de Matosinhos ter detetado um foco de poluição causado pelo referido incêndio.

O rápido deslocamento das águas residuais, através do sistema de águas pluviais, até uma ribeira que desagua na praia Azul foi a causa da poluição que se veio a confirmar, embora a Autoridade Marítima Nacional (AMN) tenha adiantado, numa nota de imprensa, que foi contactada posteriormente uma empresa especializada para proceder à recolha do material poluente.

A AMN havia informado que seriam desaconselhados os banhos e estariam hasteadas as bandeiras vermelhas nas cinco praias até “as análises à água indicarem que os valores se encontram dentro dos parâmetros de referência”.

Perante a interdição total à prática balnear agora confirmada, verifica-se que não estão ainda reunidas as condições para que os banhistas possam usar as referidas praias do concelho de Matosinhos em segurança.

(Fotos: V. Oliveira/ Flickr)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares PSP. Todas as localizações para o mês de outubro
Preço dos combustíveis vai subir para a próxima semana. A nossa previsão aqui
Eletricidade e gás ficam mais caros dia 1 de outubro