Atualidade

ASAE apreende seis parquímetros que não mediam corretamente o tempo

As autoridades não dizem em que zona se situavam os parquímetros que não garantiam exatidão de resultados
Texto
Parquímetro (Foto: Mário Cruz/Lusa)
Parquímetro (Foto: Mário Cruz/Lusa)

Seis parquímetros foram apreendidos no âmbito de uma operação de fiscalização nacional da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). Não foi divulgado o operador nem o local onde foi realizada a apreensão.

Os equipamentos, no valor aproximado de 66 mil euros, foram apreendidos por falta de controlo metrológico dos mesmos, ou seja, não existia garantia de exatidão do resultado das medições de tempo.

De acordo com um comunicado de imprensa da ASAE, "foram fiscalizados 130 operadores económicos, tendo sido instaurados oito processos de contraordenação", destacando-se entre as principais infrações "a falta de verificação periódica em contadores de tempo utilizados no controlo do tempo".

A ASAE não divulgou o operador, nem a localização, dos parquímetros (imagem apenas ilustrativa)

O objetivo da ação a nível nacional foi averiguar a "verificação metrológica periódica exigida legalmente para os equipamentos disponibilizados pelos operadores económicos, públicos e privados" que disponibilizam estacionamento pago, como "centros comerciais, hospitais, parques subterrâneos e parquímetros de rua".

A operação que decorreu "nas últimas semanas", segundo a ASAE, visou a "fiscalização do controlo metrológico dos instrumentos de medição (IM), concretamente aos contadores de tempo utilizados nos equipamentos destinados ao sistema de gestão de parque de estacionamento ou em parquímetros".

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos