Em Janeiro de 2022, de acordo com dados da ACAP, foram matriculados pelos representantes oficiais de marca a operar em Portugal 12 141 veículos automóveis (inclui ligeiros, pesados e mercadorias), ou seja, menos 3 por cento do que no mesmo mês do ano anterior.
Este comportamento menos favorável do mercado, designadamente, nos veículos ligeiros que, com 11 723 unidades, caíram 3,3 por cento, reflete essencialmente problemas nas entregas devido à crise dos semi-condutores, refere a Associação Automóvel de Portugal em comunicado.
Olhando apenas aos números de veículos ligeiros de passageiros a ACAP indica uma queda de 2 por cento, face a 2021, o que representa 9 829 unidades.
No caso dos veículos ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas os dados são apresentados no quadro seguinte:
unidades | % var. 22/21 | |
---|---|---|
Elétrico (BEV) | 957 | 131,7% |
Plug-in (PHEV) | 1 266 | 26,6% |
PHEV gasolina | 1 161 | 47,3% |
PHEV gasóleo | 105 | -50,5% |
Híbrido elétrico (HEV) | 1 721 | -13,9% |
HEV gasolina | 1 255 | -11,1% |
HEV gasóleo | 466 | -20,6% |
GPL/gasolina | 197 | 91,3% |
TOTAL | 4 141 | 17,8% |
Quadro: origem na Autoridade Tributária, Fonte: ACAP - Associação Autómovel de Portugal, referente a matrículas de veículos ligeiros de passageiros em Portugal.
Como é mostrado no quadro, em Janeiro de 2022 registou-se um aumento de 17,8 por cento dos veículos ligeiros de passageiros novos movidos a energias alternativas, nomeadamente, veículos electrificados e híbridos GPL. Verifica-se um aumento de 131,7 por cento nos veículos eléctricos (BEV – battery electric vehicles) em comparação com o mesmo mês de 2021.