Atualidade

Inflação e taxas de juro colocam indústria automóvel europeia sob pressão

Subidas das taxas de juro e da inflação deverão abrandar as encomendas. Fabricantes debatem-se ainda com aumento dos custos
Texto
Encomenda de novos automóveis deverá abrandar (Foto: Jens Meyer/ AP)
Encomenda de novos automóveis deverá abrandar (Foto: Jens Meyer/ AP)

A difícil situação económica que se verifica na Europa deverá arrastar toda a indústria automóvel para terreno negativo em breve. A subida das taxas de juro e da inflação serão os principais fatores responsáveis pela quebra da procura por parte dos consumidores.

O atual cenário económico no território europeu não se afigura favorável para a indústria automóvel, de acordo com a previsão de analistas e de agentes do mercado, citados pela Automotive News. Para além da expectável curva descendente ao nível da aquisição de novos veículos, os fabricantes veem-se a braços com a subida acentuada dos custos das matérias-primas, da energia e da logística.

Indústria automóvel sob pressão (Foto: Matthias Schrader/ AP)

De acordo com a Bloomberg, construtores com a Volkswagen ou a BMW já vieram a público dar conta de que esperam um abrandamento nas encomendas de veículos novos, causado pelo receio dos consumidores relativamente ao aumento do preço da energia, à subida da inflação e das taxas de juro.

A estagnação da economia na Alemanha que se verificou no segundo trimestre, ou o recuo no mesmo período na economia britânica, não têm, para já, afetado a indústria automóvel europeia, mas esta será uma realidade difícil de manter por muito mais tempo, ainda que fabricantes como a Mercedes-Benz ou a Stellantis se mantenham otimistas.

Do lado dos fornecedores o cenário também não se afigura particularmente positivo. O aumento dos custos das matérias-primas, da energia e dos transportes (o envio de contentores marítimos chega a custar mais oito vezes) está já a ter impacto nas finanças das empresas, com a diminuição das margens de lucro. Veremos até quando esses custos continuarão a ser absorvidos pelos fabricantes, sem que passem a pesar aos consumidores.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal